Emissão Renascença | Ouvir Online

Marinha Portuguesa interceptou 18 imigrantes no Mediterrâneo

27 ago, 2014

Intervenção do navio-patrulha "Figueira da Foz" decorreu no sul de Espanha, no âmbito de uma operação de combate à imigração ilegal.

Um navio da Marinha Portuguesa recolheu 18 imigrantes oriundos de África que tentavam chegar à Europa através do Mar Mediterrâneo.

A intervenção do navio-patrulha “Figueira da Foz” teve lugar na noite de terça-feira, no Sul de Espanha, no âmbito da operação de combate à imigração ilegal "Índalo 2014", da agência FRONTEX da União Europeia.

"No âmbito desta missão, uma operação conjunta que está a decorrer com outros meios aéreos, foi detectada uma embarcação que tinha a bordo 18 imigrantes irregulares. Presume-se que sejam argelinos", disse à Renascença o comandante Vicente, porta-voz da Marinha.

As operações decorreram conjuntamente com um helicóptero e uma embarcação do serviço de busca e salvamento marítimo de Espanha (Sasemar).

Depois de interceptado, o grupo de 18 imigrantes foi desembarcado no porto de Almeria. “O nosso navio 'Figueira da Foz' escoltou essa embarcação e os seus tripulantes, conjuntamente com o serviço de busca e salvamento espanhol, no sentido desses imigrantes serem recolhidos no porto de Almeria e depois são transferidos ao país de origem que se presume ser a Argélia”, frisa o porta-voz da Marinha.

O navio-patrulha português "Figueira da Foz" prossegue a sua missão no Mediterrâneo até ao final do mês.