Emissão Renascença | Ouvir Online

Hyperlapse. Mostramos a redacção da Renascença com a nova aplicação do Instagram

27 ago, 2014 • Maria João Cunha e Edgar Sousa

A equipa da Renascença V+ testou a nova aplicação do Instagram que promete acelerar meio mundo.

Hyperlapse. Mostramos a redacção da Renascença com a nova aplicação do Instagram
(vídeo sem som) O Instagram lançou uma aplicação que resolve o problema da instabilidade na aceleração dos vídeos em movimento filmados sem tripé. Chama-se "Hyperlapse" e está disponível, para já, apenas para plataformas IOS (iPhone e iPad). Permite criar vídeos em movimento, estabilizados, com o tempo acelerado até 12 vezes e, tal como o próprio Instagram, é uma aplicação gratuita. A Renascença testou a nova aplicação que promete acelerar meio mundo.
Quantas vezes pensou que gostaria de poder acelerar os seus vídeos e o resultado ficar quase profissional? Provavelmente, em conjunto com tantos outros utilizadores de novas tecnologias, um número suficiente de vezes para que a resposta surgisse agora. 

O Instagram, rede social de fotografia propriedade do Facebook, lançou esta terça-feira uma aplicação que resolve o problema da instabilidade na aceleração dos vídeos em movimento filmados sem tripé. 

Chama-se "Hyperlapse" e está disponível, para já, apenas para plataformas IOS (iPhone e iPad), a partir da versão 7. Permite criar vídeos em movimento, estabilizados, com o tempo acelerado até 12 vezes e, tal como o próprio Instagram, é uma aplicação gratuita. 

Na apresentação do "Hyperlapse", os criadores defendem que procuraram mantê-lo "tão simples quanto possível". E, de facto, depois de instalada, a 'app' não pede qualquer criação de conta ou ligação com outras redes. 

Basta começar a gravar – até 10 minutos no iPhone 4 ou 45 minutos no iPhone 5 –, acelerar a gosto, guardar no "rolo da câmara" do telemóvel. E opcionalmente, claro, no final, partilhar no Instagram ou no Facebook.

Nesta versão 1.0, a aplicação ainda não permite utilizar filtros ou editar o vídeo capturado. Mas, no que à estabilidade e qualidade da imagem diz respeito, o resultado é satisfatório, como pudemos confirmar com o vídeo de teste em que mostramos a redacção e os estúdios da Renascença. (ver em cima - sem som)

Como funciona?
O "Hyperlapse" utiliza o giroscópio do telemóvel, uma ferramenta que permite detectar todos os movimentos com grande precisão e que foi introduzida com o iPhone 4. O giroscópio ajuda a estabilizar a imagem durante toda a captura e a nivelar o vídeo. 

Curiosamente, esta aplicação surge apenas três semanas depois de a Microsoft ter anunciado que estava a desenvolver um método para ajudar a converter em 'hyperlapse' vídeos filmados "na primeira pessoa" – algo que se tornou mais usual com a popularização das câmaras de filmar mais vocacionadas para desportos de aventura, como a GoPro. 

No fundo, com um novo algoritmo, os investigadores da Microsoft propunham-se a suavizar os movimentos das imagens capturadas, que parecem ainda mais instáveis quanto o tempo é acelerado. 

Com a aplicação do Instagram não ficará resolvido o problema de quem se aventura a gravar vídeos com câmaras um pouco mais "avançadas", mas deixam de ser apenas os profissionais a poder impressionar com uma técnica, até aqui, ao alcance de poucos. E atenção, prepare-se: promete virar moda.