Emissão Renascença | Ouvir Online

Franceses vão ajudar a vender o Novo Banco

21 ago, 2014

BNP Paribas vai prestar serviços como assessor financeiro do processo que vai levar à criação de uma estrutura accionista estável e comprometida com o desenvolvimento do Novo Banco.

O BNP Paribas Corporate Finance vai assessorar o processo de venda do Novo Banco, anunciou esta quinta-feira o Banco de Portugal.

O supervisor esclarece, em comunicado, que convidou aquela instituição financeira a apresentar uma proposta para prestação de serviços como assessor financeiro do processo que vai levar à criação de uma estrutura accionista estável e comprometida com o desenvolvimento do Novo Banco.

O gabinete do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, refere que a operação será promovida em articulação com a administração do Novo Banco num processo transparente e competitivo.

A operação visa maximizar o valor da transacção e seguirá as melhores práticas internacionais sem afectar a normal actividade do Novo Banco, garante o supervisor.

Vai ser lançada esta sexta-feira a campanha de comunicação do Novo Banco. Confiança, proximidade e envolvimento são as ideias chave que a campanha pretende transmitir na rádio e imprensa. Poderá ser visível também nos balcões através da nova decoração, merchandising, suportes gráficos e no site do Novo Banco.

O Banco Espírito Santo (BES) registou perdas históricas de 3.577 milhões de euros no primeiro semestre do ano, o que levou o Banco de Portugal a anunciar uma injecção de capital de 4.900 milhões de euros e a separação da instituição num “banco bom”, com a designação Novo Banco, e num “banco mau”, que vai ficar com os activos tóxicos.

Ricardo Salgado, em entrevista publicada na edição de quinta-feira do “Diário Económico”, quebrou o silêncio para dizer que está disposto a “lutar pela honra e dignidade” e remeteu explicações para depois de serem conhecidas as conclusões do relatório da auditoria forense às contas do BES.

O ex-banqueiro mostrou-se preocupado com os pequenos accionistas e citou o Papa Francisco: “Não chores pelos que te abandonaram e luta pelos que estão contigo”.