Emissão Renascença | Ouvir Online

Receitas do turismo a crescer. Belgas e britânicos são os mais gastadores

21 ago, 2014

Dados Banco de Portugal sobre o sector mostram que a maior quebra registou-se entre os turistas brasileiros e norte-americanos.

Receitas do turismo a crescer. Belgas e britânicos são os mais gastadores
As receitas do sector de turismo aumentaram 10,4% entre Janeiro e Junho, face ao mesmo período em 2013, para um total de 4.086 milhões de euros.

Os turistas belgas e britânicos foram os que mais contribuíram para este crescimento, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal sobre o sector. Já a maior quebra registou-se entre os turistas brasileiros e norte-americanos.

Os turistas provenientes do Reino Unido foram os que mais aumentaram os seus gastos: no primeiro semestre, fizeram uma despesa total de 715 milhões de euros, mais 101,1 milhões do que na primeira metade do ano passado, o que se traduz num crescimento de 16,5%.

No entanto, a maior variação deveu-se aos turistas belgas, com uma subida de 21,6% no mesmo período, ainda que para um total de apenas 107,3 milhões de euros (2,6% do total).

Em contrapartida, os gastos realizados por turistas provenientes dos Estados Unidos registaram uma quebra de 18,7% para um total de 184,5 milhões de euros, enquanto que a receita originada pelos turistas brasileiros caiu 13,5% para 164,6 milhões de euros.

E quem ganha nas dormidas?
As dormidas apuradas pelo Instituto Nacional de Estatística tiveram um crescimento acumulado de 11,4% até Junho, para 19,5 milhões. O maior aumento teve lugar entre os hóspedes espanhóis (mais 22,5%), seguidos pelos belgas (mais 17,3%) e franceses (13,2%).

No entanto, continuam a ser os turistas do Reino Unido aqueles que perfazem um maior número de dormidas no sector, com um peso de 24,3% do total, seguidos pelos alemães (14,9%) e pelos espanhóis (9%).

Quanto ao saldo da balança turística, aumentou 13,6% neste primeiro semestre, para um total de 2.456,3 milhões de euros.