Tempo
|

Três dias de cessar-fogo em Gaza

31 jul, 2014

Israelitas e palestinianos vão participar numa reunião para negociar uma trégua duradoura.

Três dias de cessar-fogo em Gaza
O exército de Israel e o movimento palestiniano Hamas vão cessar-fogo na Faixa de Gaza durante 72 horas, foi anunciado esta quinta-feira à noite.

A trégua humanitária de três dias foi aceite de forma "incondicional" por ambas as partes do conflito, afirmaram o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em comunicado conjunto.

As armas vão "calar-se" a partir das 06h00 da manhã (hora de Portugal Continental) desta sexta-feira, 1 de Agosto, e vai durar 72 horas.

Representantes israelitas e palestinianos vão participar numa reunião para negociar um cessar-fogo duradouro. O encontro vai realizar-se na cidade do Cairo, a capital do Egipto.

“As forças no terreno vão permanecer nas suas posições” durante a trégua de 72 horas, afirmam John Kerry e Ban Ki-moon, o que indica que Israel não vai retirar, para já, da Faixa de Gaza.

“Apelamos a todas as partes que actuem com moderação até ao início do cessar-fogo humanitário e obedeçam ao compromisso durante a trégua”, sublinham os Estados Unidos e as Nações Unidas.

“Este cessar-fogo é crítico para dar aos civis inocentes um muito necessário alívio da violência”, referem.

Um porta-voz do Hamas, citada pela agência Reuters, já confirmou que o movimento islamita vai cumprir a trégua humanitária.

A ofensiva de Israel contra o movimento palestiniano Hamas, que controla a Faixa de Gaza, teve início a 8 de Julho. Mais de 1.400 palestinianos, a maioria civis, e 59 israelitas perderam a vida nesta guerra na Terra Santa.

Israel e Palestina. A que se deve a escalada de violência?