Emissão Renascença | Ouvir Online

Armador grego falha pagamento do navio "Atlântida"

30 jul, 2014

Empresa Douro Azul mantém interesse no barco e aguarda ser notificada pelos Estaleiros de Viana do Castelo.

Os gregos da Thesarco Shipping não pagaram esta quarta-feira os quase 13 milhões de euros que tinham proposto para a compra do “Atlântida”, navio que o Governo dos Açores encomendou e depois rejeitou.

A notícia foi avançada à Lusa por fonte dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC). A administração vai reunir-se nos próximos dias para decidir os procedimentos a seguir neste caso, depois de terminado o segundo prazo atribuído ao armador grego para pagar o “Atlântida”.

O processo de venda do navio lançado em Março pelos ENVC, que o armador grego venceu, prevê a possibilidade de adjudicação do navio ao segundo classificado, a Mystic Cruises, do grupo Douro Azul, por um valor que ronda os oito milhões de euros. 
 
De acordo com a fonte dos ENVC o grupo do empresário Mário Ferreira deverá ser notificado após a reunião da administração e terá um prazo que não especificou para concretizar o negócio. 
 
Douro Azul "muito" interessada 
A Douro Azul mantém “muito interesse” no “Atlântida” e aguarda ser notificada pelos Estaleiros, disse à agência Lusa o presidente da empresa, Mário Ferreira.

O empresário explica que "só soube do que se está a passar pela comunicação social" e que vai "aguardar serenamente pela informação oficial do que se está a passar".

"A Douro Azul já tinha como dado adquirido que o navio ia a caminho da Grécia, mas tenho que ver se é verdade que a empresa é mesmo convidada a adquiri-lo para encetar todas as diligências nesse sentido", sublinha Mário Ferreira.

O empresário refere que as condições de financiamento junto da banca não são as mesmas do que há cerca de quatro meses quando apresentou a proposta ao concurso público e que o "timing" também não é "o mais propício".