Emissão Renascença | Ouvir Online

Metro de Lisboa: Acidente não aconteceria com passageiros a bordo

29 jul, 2014

"Sistemas e normas de segurança em exploração não o permitiriam e o sistema de travagem actuaria de imediato", diz a empresa.

Metro de Lisboa: Acidente não aconteceria com passageiros a bordo

O Metro de Lisboa diz que o acidente desta terça-feira não poderia ter acontecido se a composição estivesse em funcionamento normal, com passageiros a bordo.

“Trata-se de uma situação que não poderia ocorrer em exploração, uma vez que os sistemas e normas de segurança em exploração não o permitiriam e o sistema de travagem actuaria de imediato. Mais se informa que o comboio em questão já tinha activo o sistema de freios electromagnéticos”, refere um comunicado da empresa.

descarrilamento de uma composição do Metro de Lisboa que estava a fazer inversão de marcha na estação do aeroporto, num dos extremos da Linha Vermelha, provocou esta terça-feira ferimentos no maquinista. 

O acidente provocou um ferido ligeiro, um homem de 42 anos, "com suspeita de fractura num punho e diversas escoriações". O homem foi levado para o Hospital de São José.

No comunicado, o Metropolitano de Lisboa “confirma a ocorrência de um incidente com um comboio, hoje [terça-feira] às 12h33, na execução de uma manobra no término da Estação do Aeroporto, na Linha Vermelha. O comboio encontrava-se em zona de manobra pelo que não levava passageiros.”

“Deste acidente resultou o ferimento do maquinista da composição”, diz a empresa, que abriu um inquérito para apurar as causas deste acidente.

A circulação na Linha Vermelha entre as estações de Moscavide e aeroporto esteve encerrada até cerca das 16h00.