Emissão Renascença | Ouvir Online

Aterragem de emergência falhada faz 47 mortos em Taiwan

23 jul, 2014

Avião pertence à companhia TransAsia Airways. Suspeita-se que tenha sido forçado a tentar uma aterragem de emergência devido aos ventos fortes que se fazem sentir naquela zona.

Aterragem de emergência falhada faz 47 mortos em Taiwan
Pelo menos 47 pessoas morreram e 11 ficaram feridas depois de um avião, da companhia aérea TransAsia Airways, se ter despenhado numa zona residencial perto do aeroporto de Magong, nas ilhas Penghu, em Taiwan (Ilha Formosa).
Pelo menos 47 pessoas morreram na queda de um avião esta quarta-feira em Taiwan, informaram fontes oficiais. Onze pessoas feridas foram transportadas para o hospital.

As autoridades divulgaram que o avião, que transportava 54 pessoas, incluindo quatro tripulantes, caiu perto do aeroporto das ilhas de Penghu.

O aparelho da empresa TransAsia tentava fazer uma aterragem de emergência, durante uma tempestade provocada pelo tufão Matmo. O avião atingiu uma área residencial e dois prédios ficaram danificados.

De acordo a Focus Taiwan, o avião tentou aterrar uma primeira vez no aeroporto de Magong, em Penghu, às 19h06 locais (10h06 de Lisboa), debaixo de chuvas fortes. A torre de controlo perdeu contacto com o aparelho enquanto ele tentava aterrar pela segunda vez, a cerca de 100 metros do solo.

O acidente aconteceu logo a seguir, segundo o director-geral da Administração Aeronáutica Civil de Taiwan, Jean Shen.

De acordo com a mesma fonte, o avião (um ATR 72 com 14 anos) saiu às 17h43 (hora local) do aeroporto de Kaohsiung, no sul de Taiwan. O voo era o GE222.

"O cenário é caótico”, disse à Reuters o director da aviação civil local, Jean Shen, pouco depois do acidente. “Os bombeiros estão a apagar as chamas e vão avançar um número de vítimas assim que possível”.

A tempestade Matmo atingiu Taiwan esta quarta-feira. Chuva e ventos fortes obrigaram ao fecho dos mercados financeiros e de escolas.