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A "caliente" moda portuguesa testa popularidade na Colômbia

22 jul, 2014 • André Rodrigues, em Medellín

À conquista da América Latina, 40 empresas portuguesas do calçado e dos têxteis marcam presença na ColombiaModa. Objectivo: aumentar exportações numa apetecível região do globo.

A "caliente" moda portuguesa testa popularidade na Colômbia

São três dias para mostrar à América Latina o que de melhor se faz na moda em Portugal. A ColombiaModa, uma das principais feiras da especialidade na América Latina, recebe a maior delegação comercial portuguesa de sempre.

São 40 empresas, 17 do sector do calçado numa estreia absoluta que visa divulgar os sapatos feitos em Portugal numa zona do globo onde o calçado português apresenta níveis de implantação ainda residuais.

Paulo Gonçalves, porta-voz da associação dos industriais do calçado (APICCAPS), acredita que a Colômbia é a melhor porta de entrada neste mercado emergente, "que apresenta um potencial de crescimento muito superior ao do Chile, Peru ou Panamá".

A economia colombiana é a terceira maior do conjunto dos países do Mercosul e está entre as 20 mais pujantes à escala global.

Além disso, por causa dos acordos de comércio livre entre a União Europeia e a Colômbia, "é mais fácil exportar" para a Colômbia "e os próprios consumidores colombianos estão mais receptivos aos produtos vindos do exterior", frisa o porta-voz da APICCAPS, em declarações à Renascença.

Para além da Europa
Nos últimos anos, o calçado português registou uma curva ascendente e sustentada nas exportações.

Até 2020, o sector quer fixar o volume de negócio nos 20% em mercados extracomunitários. "E esse o caminho que estamos a fazer: as exportações para fora da Europa representavam 5% há pouco tempo. Hoje já representam 13% das exportações totais do sector. E nós assumimos que nos próximos seis anos temos de duplicar as nossas exportações para fora da Europa".

Uma estratégia assente também numa comunicação que procura ser tão abrangente quanto possível, com "acções directas junto dos retalhistas mas também junto do público consumidor, uma vez que muitas vezes é a pressão dos consumidores que se traduz no aumento das vendas do sector retalhista", conclui Paulo Gonçalves.

Portugal apresenta em Medellín "El calzado más caliente de Europa", um "slogan" espalhado por dezenas de "outdoors" em Bogotá, Medellín e nas principais revistas de moda da América Latina.

O jornalista da Renascença viajou para a Colômbia a convite da Associação dos Industriais do Calçado (APICCAPS)