Emissão Renascença | Ouvir Online

Separatistas entregam caixas negras em "boas condições"

21 jul, 2014

Dispositivos, que podem ser determinantes para saber o que aconteceu ao voo MH17, estão agora nas mãos de um grupo de peritos malaios. 

Separatistas entregam caixas negras em "boas condições"

As caixas negras do avião malaio que caiu no Leste da Ucrânia foram entregues esta segunda-feira pelos rebeldes e estão em “boas condições”.

Os dispositivos, que podem ser determinantes para saber o que aconteceu ao voo MH17, foram confiados pelos separatistas a especialistas enviados pelo Governo da Malásia. A cerimónia decorreu na cidade ucraniana de Donetsk, que é controlada pelos rebeldes pró-Rússia.

“Aqui estão as caixas negras”, declarou o líder separatista Aleksander Borodai, no quartel-general do grupo Povo da República de Donetsk.

Separatistas e peritos assinaram um documento, que Borodai explicou ser um protocolo de conclusão do processo que teve como desfecho a entrega das caixas negras.

“As caixas negras estão intactas, embora um pouco danificadas. Estão em boas condições, disse aos jornalistas o coronel Mohamed Sakri, do Conselho de Segurança Nacional da Malásia.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou, esta segunda-feira, uma resolução a exigir o acesso em segurança e sem restrições ao local onde caiu o avião da Air Malaysia. A ONU defende o apuramento de responsabilidades no caso do voo MH17, que partiu de Amsterdão mas nunca chegou ao destino, em Kuala Lumpur.

A queda de um Boeing 777 das linhas aéreas da Malásia no Leste da Ucrânia, na quinta-feira, provocou 298 mortos. Os Estados Unidos dizem que foi abatido por um missil, provavelmente disparado pelos separatistas apoiados pela Rússia.