Emissão Renascença | Ouvir Online

Conversas Cruzadas

Daniel Bessa suspeita que empresas exportadoras não estão a ganhar dinheiro

08 jun, 2014

A economia portuguesa esteve em destaque no “Conversas Cruzadas” deste domingo, no qual participaram Daniel Bessa e Carvalho da Silva.

Daniel Bessa suspeita que empresas exportadoras não estão a ganhar dinheiro
O economista Daniel Bessa teme que, apesar da boa performance que as exportações estão a ter em Portugal, isso não seja necessariamente um bom sinal. Tendo perdido o mercado interno, "talvez estejam a vender a preços muito esmagados", considera. No programa Conversas Cruzadas, da Renascença, Carvalho da Silva mostrou-se muito preocupado com o futuro, afirmando que o governo está mais interessado nos acordos comunitários do que na Constituição portuguesa.
O economista Daniel Bessa teme que, apesar dos indicativos de bom desempenho das exportações portuguesas, esses dado não sejam um bom sinal.

“Não tenho a certeza de que estas empresas que estão a exportar estejam a ganhar dinheiro. Perderam o mercado interno, viram-se aflitos e viraram para o exterior”, começa por afirmar na Renascença, no programa “Conversas Cruzadas”.

“Fizeram muito bem, mas talvez estejam a vender a preços muito esmagados e não estejam a ganhar dinheiro. Essa, para mim, é que é a pedra de toque", insiste, sublinhando que “se não estão a ganhar dinheiro, não têm dinheiro para investir”.

O sociólogo Carvalho da Silva mostrou-se, por seu lado, muito preocupado com o futuro, porque tudo está a ser feito através de cortes.

“Eu não conheço, tirando a Grécia, nenhum país onde a transferência dos rendimentos do trabalho para o capital esteja a ser feito a dimensão que é feito em Portugal”, critica.

Ainda durante o debate, os dois intervenientes concordaram com a ideia de que seria importante que o Estado protegesse alguns sectores da economia de mercado, para assim criar emprego, o que seria compensado por outra parte da economia.

programa "Conversas Cruzadas" é emitido aos domingos, entre as 12h00 e as 13h00.