O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.

O Terço não é "uma seca" e há um livro-CD para o provar

21 mai, 2014 • Ângela Roque

“1/3 Oração Jovem” é um livro e um CD para ajudar os mais novos a entender e a gostar de rezar o Terço.
O Terço não é "uma seca" e há um livro-CD para o provar

O Papa pediu, a escritora Thereza Ameal respondeu. “1/3 Oração Jovem” é um dois-em-um: um livro e um CD. Os dois objectos foram pensados para ajudar, sobretudo os mais novos, a entender e a gostar de rezar o Terço.

O livro foi apresentado a 13 de Maio, uma data que não foi escolhida ao acaso: a escritora dedica-o “a Nossa Senhora e ao Papa”.
“Uma das coisas que nos incentivou imenso a levar este projecto para frente foi este grande apelo do Papa Francisco para evangelizar com alegria, e o procurar novas linguagens para comunicar a mensagem de sempre”, explica.

O livro de meditações inclui um CD dos “Fogo Posto”. A banda, que nasceu com o projecto, integra Diana Castro, Luis Roquette e João Maria Ameal. 

O filho da escritora acredita que as músicas que gravaram vão ajudar a perceber melhor o Terço, até porque não entender é meio caminho andado para não gostar: “muita gente acha o Terço uma seca, principalmente os mais jovens, incluindo eu. Porquê? Porque não o percebia. De facto, se nós rezarmos o Terço numa lenga-lenga de avé-marias, não vamos gostar. Nós estamos aqui a tentar transmitir que as avé-marias servem como pano de fundo, para depois podermos meditar e ver como a vida de Jesus se torna tão presente na nossa vida de hoje em dia. Essa é que é a grande mensagem do projecto”.

O CD que acompanha o livro tem 20 faixas, com músicas que vão do rock ao fado. “Acabou por fazer muito sentido incluir vários estilos porque o Terço também tem momentos muito diferentes. Um CD que fosse só de rock talvez não conseguisse abraçar a ternura de uma música para o nascimento de Jesus. Uma altura muito mais forte, como é a flagelação, claro que merecia um rock muito mais forte e pesado.”

Thereza Ameal é a responsável pelas meditações. A cada uma corresponde uma música, mas livro e CD podem ser usados em separado.

“Dá tanto para rezar o Terço propriamente dito, como para se fazer só a meditação, e obviamente que o CD em si mesmo tem uma espiritualidade própria, e eu tenho a certeza que muita gente irá rezar ouvindo o CD no carro, todo de seguida. Eu acho que é um instrumento de evangelização.”

O livro-CD será apresentado esta quinta-feira, às 19h00, nos claustros da Igreja da Graça, em Lisboa, com um concerto dos Fogo Posto.