Emissão Renascença | Ouvir Online

Milhão e meio de portugueses vão pagar menos pela luz no próximo ano

25 abr, 2014

Ministro do Ambiente quer reduzir em 34% o valor da energia paga pelos agregados em situação económica mais vulnerável.

Milhão e meio de portugueses vão pagar menos pela luz no próximo ano

A electricidade vai ficar mais barata para 1,5 milhões de portugueses em 2015. O Governo prepara-se para alargar a tarifa social de electricidade em ano de eleições.

De acordo com o semanário “Expresso”, que cita declarações do ministro do Ambiente, a medida vai abranger 500 mil famílias.

Jorge Moreira da Silva explica que a intenção é reduzir em 34% o valor da energia paga pelos agregados familiares em situação económica mais vulnerável.

O custo da electricidade vai subir para os restantes consumidores, num aumento real superior a 1,5% no próximo ano.

EDP vai perder 15 milhões em rendas
A EDP vai deixar de receber 15 milhões de euros provenientes de rendas garantidas, valor que passa a financiar parte do alargamento dos descontos da tarifa social de electricidade que o Governo pretende aplicar, disse fonte do ministério do Ambiente.

A mesma fonte disse à agência Lusa que, deste valor, cerca de 25 milhões de euros serão suportados pela EDP e, destes últimos, 15 milhões de euros resultam dos cortes das rendas garantidas da EDP, ou seja, dos chamados Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC).

Os CMEC são compensações atribuídas à EDP pela cessação antecipada de contrato de longa duração, na sequência da liberalização do sector, e são financiados pela tarifa de uso global do sistema cobrada aos consumidores na respectiva factura de energia eléctrica.

O maior custo vai recair assim sobre a EDP, mas também abrange a Endesa e as centrais eléctricas da Turbogás e da Tejo Energia.