Emissão Renascença | Ouvir Online

Cáritas de Viseu ajudou 912 pessoas em Março

23 abr, 2014

Um aumento de 20% face ao ano anterior. Números revelados no âmbito da inauguração da exposição fotográfica “Ouvir as vozes das crianças em situação de pobreza“, patente no Palácio do Gelo, até domingo.

Desde Janeiro o número de carenciados a precisar de ajuda não pára de aumentar. O presidente da Cáritas de Viseu, Fernando Borges, olha com preocupação os últimos registos.

“Assistimos em Janeiro 208 famílias, o que abrangeu 732 pessoas. Em Fevereiro subiu para 229 famílias com 779 pessoas abrangidas. Em Março o valor voltou a subir, atingindo as 260 famílias e consequentemente 912 pessoas. Com este ritmo, vamos chegar ao fim do ano com números que podem assustar”, explica Fernando Borges.

Das 260 famílias apoiadas em Março, existem mais de 500 crianças, a beneficiar de apoio.

“Temos fornecido óculos, roupas e fraldas às crianças. Procuramos ajudar porque as crianças de famílias pobres sentem-se diminuídas na escola. Chegam às vezes testemunhos arrepiantes”, conta. 

Os armazéns da Cáritas de Viseu estão quase vazios, mas este fim-de-semana há novo peditório, com a ajuda dos escuteiros.  

Crise não abala generosidade dos portugueses
O peditório anual da Cáritas, que se realizou entre os dias 20 e 23 de Março, conseguiu melhores resultados do que no ano anterior.

Durante os três dias, os portugueses doaram quase 330 mil euros (327.957, 65 euros), mais 11% do que no peditório do ano anterior.

Os números foram divulgados, esta terça-feira, pela instituição.

Em 2013, o peditório da Cáritas tinha registado uma quebra de doações face ao ano anterior, mas os valores deste ano ultrapassam até o registado em 2012 (298.266,13 euros).