Emissão Renascença | Ouvir Online

Filhos de casal acusado de maus-tratos podem vir para Portugal

18 abr, 2014

As cinco crianças são filhas de emigrantes portugueses em Inglaterra e tinham sido retiradas aos pais. Proposta de virem para Portugal foi aceite pelos serviços sociais britânicos.

Devem ficar juntas e numa instituição em Portugal as cinco crianças que, no final do ano passado, foram retiradas a um casal português de emigrantes em Inglaterra. Não vão, assim, ficar separadas, como tinham sugerido as autoridades britânicas.

“Entendemos que há uma entidade em Portugal que não deve ser posta em causa e que é a família e entendemos que os cinco irmãos devem manter-se juntos”, explica à Renascença o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.

A proposta para ficarem juntas em Portugal foi apresentada pelo adido social da embaixada em Londres e aceite pelos serviços sociais.

O regresso dos cinco irmãos a Portugal deve ser formalizado tão depressa quanto possível, mas José Cesário sublinha que ainda há um processo burocrático a cumprir.

Os cinco irmãos estão neste momento ao cuidado de famílias de acolhimento. Os dois mais novos, de três e cinco anos, têm um processo de adopção em curso, que deverá ser suspenso.