Emissão Renascença | Ouvir Online

Machete e a “relação estratégica” com os Estados Unidos

17 abr, 2014

Ministro recebeu o presidente da Câmara dos Representantes.

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera que a visita a Portugal do presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, John Boehner, sublinha a "relação estratégica" entre os dois países, informa um comunicado oficial da diplomacia portuguesa.

Rui Machete sublinha que durante a visita do responsável do Partido Republicano, em representação de um país "onde vivem cerca de 1,4 milhões de portugueses e lusodescendentes", foram abordadas "questões importantes", em particular "os desenvolvimentos políticos e de segurança que se verificam no norte de África, no Sahel e no Golfo da Guiné, e a situação no Afeganistão".

O Ministério português destaca ainda a "sólida relação" entre os dois países", que comungam um conjunto de valores e interesses", em particular
"no quadro do Acordo de Cooperação e Defesa, estando esta relação fortemente marcada pela presença norte-americana na Base das Lajes, nos Açores".

A nota do Ministério refere ainda que o chefe da diplomacia portuguesa sublinhou o apoio dos EUA a Portugal e a confiança "que têm depositado no futuro do País", e quando se aproxima o fim do programa de assistência económica e financeira.

No primeiro dia da sua visita, e para além do encontro com Rui Machete, o responsável republicano deslocou-se à Assembleia da República e manteve uma reunião com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Estava igualmente previsto um encontro com o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.