Emissão Renascença | Ouvir Online

Suíços referendam "almofada" extra de dois mil euros para ajudar famílias

04 out, 2013

Numa acção simbólica, os promotores da consulta popular estacionaram em frente ao Parlamento um camião com oito milhões de moedas, uma por cada pessoa residente na Suíça.

Suíços referendam "almofada" extra de dois mil euros para ajudar famílias

Os suíços vão ser chamados a votar em referendo se querem ou não receber um subsídio mensal de 2.060 euros, o equivalente a mais de quatro salários mínimos portugueses. Ajuda pretende ser uma "almofada" devido à actual crise económica.

Um comité popular entregou esta sexta-feira, no Parlamento de Berna, mais de 100 mil assinaturas para levar a proposta a voto.

Numa acção simbólica, os organizadores estacionaram em frente à casa da democracia um camião com oito milhões de moedas, uma por cada pessoa residente na Suíça.

Este subsídio de 2.060 euros destina-se a todos os adultos e pretende ser uma "almofada" de segurança para a actual crise económica, cujos efeitos também se fazem sentir na próspera Suíça.

A data do referendo onde os suíços vão ser chamados a votar se querem ou não receber a remuneração ainda não é conhecida.

A Suíça é o país dos referendos. A lei permite que os cidadãos possam promover consultas populares, uma forma de promover a participação na vida política e cívica do país.

Em Março deste ano, os eleitores aprovaram uma da leis mais restritas no que diz respeito às remunerações pagas aos administradores de empresas.