Tempo
|

Papa Francisco

"Quem sabe em que data foi baptizado?"

11 set, 2013 • Ângela Roque

O Papa desafia os cristãos a confirmar a data do seu baptismo, pois esse foi o dia em que nasceram na Fé. Na audiência geral desta quarta-feira, Francisco falou da Igreja como "mãe de todos os cristãos", que ama e cuida dos seus filhos.

O Papa retomou esta quarta-feira as catequeses no Ano da Fé e comparou a imagem da Igreja à de uma mãe: "uma mãe não se limita a dar a vida, ajuda os seus filhos a crescer, alimenta-os, acompanha-os com atenção, mesmo quando já são crescidos".

Num discurso com muitas perguntas directas aos peregrinos, o Papa lembrou que pertencer à Igreja não é acto formal, "não se pertence à Igreja como a uma sociedade ou a um partido", sublinhou, desafiando quem o escutava a recordar a data em que foi baptizado.

“Quantos de vós recordam a data do vosso baptismo? Quantos não se lembram? Mas a data do baptismo é a data do nosso nascimento para a Igreja, na qual a mãe Igreja nos deu à luz", explicou, pedindo: "Quando hoje voltarem a casa vão ver qual é a data do vosso baptismo, para festejarem".

"Somos reconhecidos à Igreja porque nos gerou? Que relação tenho eu hoje com a Igreja? Sinto-a como mãe? É uma relação formal ou vital?", foram outras perguntas deixadas pelo Papa, que considerou uma contradição os cristãos dizerem que acreditam em Deus e não na Igreja.

"A Igreja somos todos nós, todos somos iguais aos olhos de Deus e todos somos chamados a colaborar no nascimento de novos cristãos".