Emissão Renascença | Ouvir Online

Segurança Social vai ensinar PSP a ajudar pessoas com deficiência

06 set, 2013 • Manuela Pires

Ministro da Solidariedade garantiu que esta parceria tem como base a protecção dos direitos humanos. Responsáveis das instituições sociais também vão receber formação.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai ter acções de formação para saber como comunicar e perceber as pessoas com deficiência.

Esta sexta-feira foi assinado um protocolo entre várias instituições sociais e a PSP, numa parceria que tem como objectivo proteger as pessoas com deficiência.

O vice-presidente da Federação Nacional das Cooperativas de Solidariedade Nacional (FENACERCI), Rogério Cação, defende que que “pode haver um funcionamento muito mais eficaz se as forças de segurança conhecerem melhor a realidade das pessoas com deficiência, se souberem falar com eles”.

Nesta cerimónia esteve também o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, que garantiu que esta parceria tem como base a protecção dos direitos humanos.

“Não podemos tolerar casos de abuso, violência e abandono de pessoas com deficiência e criámos uma rede nacional que integra também os oficiais da PSP, que vão ter formação específica para atender pessoas com deficiência.”

O programa “Significativo Azul” da PSP implica acções de formação não só para os agentes da PSP, mas também para os responsáveis das instituições sociais.