Emissão Renascença | Ouvir Online

Novo esquema de urgências em Lisboa

02 set, 2013

Rotatividade nocturna com todas as especialidades começa esta segunda-feira. Utentes devem apresentar-se no hospital de sempre.

Arranca esta segunda-feira o novo modelo de urgências nocturnas na grande Lisboa. Para já, é feita a concentração das urgências das especialidades de oftalmologia e psiquiatria até ao final do ano.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo quer criar uma urgência polivalente que funcionará de forma alternada entre os Hospitais de Santa Maria e São José.

O presidente da ARS de Lisboa Luis Cunha Ribeiro garante à Renascença que nada muda para os utentes. “Os utentes continuam a dirigir-se exactamente ao mesmo hospital quando tiverem uma situação de urgência. Não há qualquer impacto junto dos utentes, quem quer ir à urgência vai onde ia antes. Do ponto de vista da organização da parte nocturna do serviço de urgência dos hospitais relativamente pouco”, disse.

Durantes os próximos meses será feita a concentração de outras especialidades num processo que o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa garante que vai ser avaliado a cada momento.

“Esta fase vai ser acompanhada por nós e pelos hospitais com muito cuidado e com muito rigor. Estamos totalmente abertos a analisar esses erros e a corrigi-los. O que irá acontecer em Outubro será não só em função de uma estratégia definida por parte da Administração Regional de Saúde de Lisboa, mas também com toda a aprendizagem que vamos ter neste processo”, refere.

Luis Cunha Ribeiro acrescenta que “se verificarmos alguns problemas, eles serão corrigidos porque isto é uma escala que se adapta à realidade”.

A Grande Lisboa vai ficar apenas com uma urgência nocturna em todas as especialidades, mas que vai funcionar em esquema de rotatividade entre os hospitais de São José e Santa Maria. As mudanças entram em vigor a partir de 2 de Setembro.