|

 Casos Ativos

 Suspeitos Atuais

 Recuperados

 Mortes

Dia Mundial da Fotografia com eventos em várias frentes no Porto

18 ago, 2013

São várias as iniciativas previstas e que decorrem desde sexta-feira. Hoje, há maratona fotográfica e na segunda, o Centro Português de Fotografia quebra a tradição e abre as portas a visitas guiadas, passatempos e degustação de vinhos e tapas.

Dia Mundial da Fotografia com eventos em várias frentes no Porto

Exposições e workshops, passando por concursos de fotografia são alguns dos eventos que vão decorrer no Porto este domingo e na segunda-feira, para assinalar o Dia Mundial da Fotografia.

"Encontros Internacionais – Dia Mundial da Fotografia" foi a iniciativa organizada pelo Entre Margens e o Instituto Português de Fotografia (IPF) que deu, na sexta-feira, o pontapé de saída, revela a agência Lusa.

Hoje, está previsto um painel de "fotógrafos emergentes" no Museu Soares dos Reis (14h30) e fotografar a família, com a ajuda de um fotógrafo profissional, no IPF.

Também hoje, o site Olhares lança um concurso fotográfico, o Photorama, que consiste numa maratona fotográfica que vai possibilitar aos participantes fotografar o aeroporto Sá Carneiro e zonas das instalações que costumam estar inacessíveis ao grande público.

As melhores fotografias, escolhidas por um júri profissional, vão ter um prémio.

Na segunda-feira, o Centro Português de Fotografia (CPF), ao contrário do que é normal, vai abrir as suas portas ao Dia Mundial da Fotografia. Vai haver visitas guiadas ("Memória de um Espaço", às 10h00 e às 14h00; "Câmaras de Encantar", às 10h30 e às 14h30, e "Viagem ao Laboratório", às 11h00 e às 15h00), passatempos e degustação de vinhos e tapas.

O IPF vai ainda organizar os workshops "Banho de Luz, Atelier de Laboratório Fotográfico", da parte da manhã, e, da parte da tarde, a oficina de "Processamento e Edição Digital" (das 15h00 às 18h00).

"Parabéns Torre dos Clérigos" é o nome de uma exposição feita com a projecção de imagens, a inaugurar também na segunda-feira, no salão nobre da torre, que este ano comemora 250 anos.

A mostra reúne trabalhos de mais de 75 fotógrafos que participaram com meio milhar de imagens, em resposta ao desafio lançado no Facebook no grupo "Porto Photography", em Maio, e o produto de um encontro dedicado à Torre dos Clérigos da rede social EyeEm, realizado a 13 de Julho.

O Dia Mundial da Fotografia comemora-se todos os anos a 19 de Agosto, data com origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre, em 1837.

Nesse dia, mas em 1939, o Governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente "grátis para o mundo".