O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.

Livros escolares "p’ra aproveitar" e reutilizar

14 ago, 2013 • Joana Costa

No Grande Porto e na Grande Lisboa, duas bibliotecas incentivam a reutilização de livros escolares.
Para ajudar o bolso das famílias numa altura em que o novo ano escolar bate à porta, são várias as campanhas que incentivam a troca e a reutilização de manuais escolares.

"Dá p'ra aproveitar" é o nome da iniciativa a decorrer na Biblioteca Municipal de Odivelas. "Os principais objectivos são facilitar o acesso gratuito aos manuais escolares, reutilizar os manuais escolares contribuindo também para a promoção do ambiente e o combate ao desperdício e, por fim, o mais importante, racionalizar os rendimentos familiares", refere à Renascença Helena Jardim, responsável pelo projecto.

Os objectivos são em tudo semelhantes aos de outra campanha, a decorrer em Espinho, onde o lema é "Combate o desperdício! Reutiliza os manuais escolares". "As pessoas que vêm cá à biblioteca doar manuais preenchem uma ficha de inscrição, identificam-se e, até 14 de Agosto, e depois entre 19 e 24 de Agosto, quem estiver interessado - daqueles que doaram - podem ser beneficiários", explica Andreia Magalhães.

E quem ajuda também pode ser ajudado? "Claro que sim. A ideia é mesmo essa. É que tragam livros e que levem os livros que precisem", refere Helena Jardim. No Norte, Andreia Magalhães reforça a ideia de que um "manual escolar, com certeza em bom estado e que o aluno já não vai precisar mais, poderá ser útil a qualquer outra criança".

Ambas as campanhas vão na segunda edição, depois do sucesso do ano passado.