Emissão Renascença | Ouvir Online

Cavaco anuncia decisão este fim-de-semana

20 jul, 2013

Eleições antecipadas, mais tempo para a negociação ou aceitação da remodelação proposta há 10 dias por Passos Coelho e Paulo Portas. Presidente fala ao país sábado ou Domingo.

Cavaco anuncia decisão este fim-de-semana
O Presidente da República já está a preparar a declaração para fazer ao país.

A Renascença apurou que Cavaco Silva irá falar aos portugueses ainda este sábado, ou então no máximo no domingo, para anunciar a solução para a crise política que se vive.

Na passada sexta-feira o PS anunciou publicamente o fracasso das negociações com vista a encontrar um entendimento de “salvação nacional” que já duravam há seis dias e que tinham sido explicitamente pedidas por Cavaco Silva.

Agora cabe ao Presidente decidir o que fazer.

Na teoria existem quatro hipóteses. Aceitar a remodelação que os partidos da maioria já tinham apresentado; pedir aos partidos que se sentem novamente à mesa; convocar eleições antecipadas ou formar um Governo de iniciativa presidencial.

Tendo por base declarações feitas pelo Chefe de Estado ao longo dos últimos dias o cenário das eleições é pouco provável e um Governo de iniciativa presidencial está mesmo posto de lado.

O PSD fez saber que, ainda antes do anúncio de António José Seguro a dar as conversações por falhadas, tinha enviado uma carta aos socialistas a propor mais tempo de diálogo, mas que recebeu uma resposta negativa, pelo que esta hipótese também parece remota.

Ganha assim terreno a possibilidade de Cavaco Silva aceitar a remodelação proposta há dez dias, que reforça o poder do CDS na coligação e coloca Paulo Portas no lugar de vice-primeiro-ministro.

A decisão está nas mãos de Cavaco Silva e será comunicada só depois de representantes do PSD e do PP falaram, às 13h00 e às 17h30 respectivamente, podendo mesmo só acontecer ao longo do dia de domingo.

[Notícia actualizada às 13h04]