"O tempo está meio tonto"

16 mai, 2013 • Celso Paiva Sol e André Drogas

Queda de neve prevista para os próximos dias preocupa agricultores. "As árvores é que vão apanhar mais. Já ninguém se lembra de haver geadas nesta altura."
"O tempo está meio tonto"
"O tempo está meio tonto"

Os agricultores transmontanos receiam que a neve prevista para os próximos dias na região ponha em causa várias culturas.

"O tempo está meio tonto, mas nós aqui, entre 6 e 8 de Maio, corremos algum risco de geadas. A partir dessa altura já não estamos habituados, nem as árvores. As árvores é que vão apanhar mais. Já ninguém se lembra de haver geadas nesta altura", afirma o presidente da Federação dos Agricultores de Trás-os-Montes.

Mário Pereira não esconde, em declarações à Renascença, a preocupação com as previsões do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) , que prevê queda de neve nos próximos dias, e considera que "uma geada nesta altura pode ser uma desgraça aqui para a nossa região”.

O presidente da Federação dos Agricultores de Trás-os-Montes explica que uma outra geada, que caiu há duas semanas, queimou a maior parte da fruta e agora há outras culturas que estão em risco, nomeadamente os cereais e o olival.

O Instituto do Mar e da Atmosfera colocou seis distritos do Norte, a esmagadora maioria do Interior, sob aviso amarelo devido à queda de neve. A pouco mais de um mês do Verão, há zonas de Portugal a embranquecer.

A neve já começou a cair na Serra da Estrela, mas sem causar problemas à circulação rodoviária. "Está a nevar, mas ainda não pega [nas estradas]", disse à agência Lusa fonte do Centro de Limpeza de Neve, que confirma tratar-se de uma situação invulgar para a época.