Tempo
|

Centro de Alfândega da Fé sem consultas sexta-feira à tarde

07 mai, 2013 • Olímpia Mairos

Utentes e autarquia contestam a situação, mas a Unidade de Saúde do Nordeste refuta as acusações e assegura que o horário foi determinado há vários anos.

A presidente da Câmara de Alfândega da Fé considera uma "ilegalidade" o facto de o Centro de Saúde local fechar portas aos utentes todas as sextas-feiras, depois da 14h00.
 
Berta Nunes classifica a situação como inadmissível e defende que o horário tem que ser respeitado. A presidente de Câmara considera urgente resolver o problema, já que está a causar "constrangimentos" aos utentes e avisa que se tal não acontecer vai  "tomar medidas".

Natércia Rachado, habitante de Alfândega da Fé, foi à Unidade de Saúde, na passada sexta-feira à tarde, e encontrou-a fechada. “Fui requisitar uma cadeira de rodas para a minha sogra, que está acamada, e deparei-me com a porta fechada”. A utente acrescenta que também precisava de uma receita para o marido que é hipertenso e tem vários problemas. “É inadmissível. Não posso calar-me com esta situação”, diz indignada.

A Renascença contactou a Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULS do Nordeste), entidade que supervisiona o Centro de Saúde de Alfândega da Fé que, por escrito, refuta as acusações da autarca e assegura que o “Centro de Saúde se encontra aberto no seu horário normal de funcionamento”.

Na nota enviada, a ULS do Nordeste explica que “foi determinado há vários anos, pela então Sub-Região de Saúde de Bragança - muito antes da criação da ULS do Nordeste – não realizar consultas programadas no período de sexta-feira à tarde, prática que está em vigor desde essa altura”.

Uma decisão que tem por base “um rácio de um médico para 1.270 habitantes, e de um enfermeiro para 1.180 habitantes, no caso da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados/UCSP, e de um enfermeiro para 1.700 habitantes, no caso da Unidade de Cuidados na Comunidade”.

No entanto, diz a mesma nota, “o Centro de Saúde mantém a consulta aberta, a funcionar, de segunda a sexta-feira, inclusive, até às 22h00” com serviço médico, de enfermagem e de apoio.

A ULS do Nordeste indica que no período compreendido entre as 14h00 e as 22h00 de sexta-feira, por não estarem agendadas consultas programadas, o atendimento é realizado no espaço do Centro de Saúde destinado à consulta aberta.

“Os utentes que aí se deslocarem para a realização da dita consulta aberta serão atendidos nesse âmbito. E os utentes que necessitem de quaisquer outros serviços, nomeadamente de âmbito administrativo, como a marcação de serviços/cuidados posteriores de saúde, poderão fazê-lo nesse mesmo local”, assegura a Unidade Local de Saúde do Nordeste, realçando que “não está indisponível ou encerrada qualquer valência, muito menos o edifício do Centro de Saúde”.