Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro e Castro quer explicações de Portas sobre reforma do Estado

23 mar, 2013 • Susana Madureira Martins

"Linha do CDS devia ter sido sempre a de fortalecer a coesão política", diz antigo líder centrista em declarações à Renascença.

Ribeiro e Castro, exige saber qual é o guião da reforma do Estado proposto por Paulo Portas. O deputado do CDS espera que, na reunião da comissão política deste sábado, convocada para  debater as autárquicas e o congresso do partido, seja dada uma resposta pelo líder do partido.

Paulo Portas prometeu, em Dezembro, uma reunião da comissão política para explicar a reforma do Estado e os cortes de 4 mil milhões de euros na despesa e, até agora, nada. O tema nem sequer faz parte da convocatória, o que Ribeiro e Castro lamenta.
 
“Estão outro pontos, esse não está, mas esse é um ponto que eu acho que estamos em atraso, estamos com dois anos de atraso, porque a reforma do Estado devia ter começado logo no princípio e esse é um tema que faz parte do ADN do CDS, que anda há várias décadas a prevenir que este modelo de Estado ia conduzir o país a um beco sem saída financeiro”, afirma o antigo líder centrista, em declaraçõe à Renascença.

A comissão política do CDS não se reúne há seis meses, lamenta Ribeiro e Castro, porque falta ao partido mais diálogo interno.

Ao longo dos meses o deputado centrista tem assistido aos revezes da coligação, aos distanciamentos e aproximações de Passos e Portas.

Ribeiro e Castro deixa o aviso: “creio que a linha do CDS devia ter sido sempre a de fortalecer a coesão política, porque o país tem enormíssimas dificuldades e nós não podemos brincar com o fogo. Se houver uma crise política, o que vier a seguir será pior”.

O antigo líder do CDS deixa também críticas ao Governo. Não sabe quando, mas dá como certo o chumbo do Tribunal Constitucional a pelo menos uma das normas do Orçamento do Estado para 2013, a que se refere à contribuição solidária pedida aos reformados.

A reunião da comissão política do CDS está marcada para este sábado, em Lisboa, a partir das 20h30. Ribeiro e Castro vai marcar presença.