Emissão Renascença | Ouvir Online

Salário mínimo cada vez para mais

17 ago, 2015

Dados do Ministério da Economia revelam um aumento de mais de 73% do número de trabalhadores com salário mínimo desde a intervenção da troika.

Salário mínimo cada vez para mais

Um em cada cinco trabalhadores ganha o salário mínimo nacional. Trata-se de um aumento substancial deste número em relação ao período anterior à intervenção da troika.
 
Actualmente, a percentagem fixa-se nos 19,6%. Em 2011, eram 11,3% os dos trabalhadores com o vencimento mínimo.
 
Os dados da Segurança Social disponibilizados pelo Gabinete de Estratégia do Ministério da Economia, divulgados por alguns jornais esta segunda-feira, mostram outra nova realidade no mundo laboral português: as empresas estão a recorrer mais à redução de horário de trabalho.

Os casos de opção por esta medida - a mais comum em empresas compensarem as quebras de negócio - estão em crescendo desde Março.
 
Nos registos agora divulgados, nota-se uma tendência para a queda da aplicação do "layoff" (redução temporária dos períodos normais de trabalho ou suspensão dos contratos de trabalho por iniciativa das empresas), ao contrário do que se verificou na segunda metade de 2014. A queda é de 37%.