Emissão Renascença | Ouvir Online

Jogos Olímpicos

Vinte e quatro já sabem que vão estar no Rio

05 ago, 2015 • Hugo Monteiro

Falta um ano para o início dos Jogos Olímpicos no Brasil. Futebol, vela e natação já com representação portuguesa.

Vinte e quatro já sabem que vão estar no Rio
São 24 os portugueses que já têm garantida a presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A um ano da cerimónia de abertura, Portugal já garantiu seis quotas. Ou seja, seis lugares, em quatro modalidades.

Números confirmados à Renascença pelo chefe da missão portuguesa. José Garcia, do Comité Olímpico de Portugal, explica que as quotas conquistadas referem-se “duas à vela - com o 49r e um Laser -, representando três atletas. A natação tem duas quotas, correspondendo a dois atletas. O tiro tem já uma quota e um atleta. E, depois, o futebol, com uma quota, mas que representa 18 atletas”. Ou seja, a 365 dias de distância, Portugal tem garantida a participação de 24 atletas nos Jogos do Rio.
 
José Garcia explica que estas quotas, que não são nominais, ou seja, que não são atribuídas a um atleta em particular, mas antes a uma modalidade, são conquistadas durante “o período de qualificação, que se iniciou no ano passado e que termina do dia 11 de Julho do próximo ano”. “Algumas das quotas são conseguidas por posição de ranking. Outras são conquistadas em momentos específicos de competição, como num campeonato da Europa ou do Mundo”, acrescenta.

Oitenta atletas é o objectivo
Quanto às expectativas do Comité Olímpico português, o chefe da missão olímpica revela que “o projecto olímpico - o projecto Rio 2016 - neste momento conta com 115 atletas, representando 18 modalidades". "Nos Jogos de Pequim estiveram presentes 17 modalidades e em Londres estiveram representadas 13 modalidades. Neste momento estão a ser apoiadas 18, pelo que o ideal seria que, pelo menos, essas modalidades se fizessem representar”, refere.

Já quanto ao número de atletas, José Garcia lembra que “nos últimos Jogos Olímpicos, Portugal não tinha representada qualquer modalidade colectiva. Nesta edição já temos garantida a participação dos 18 atletas do futebol. Assim, ter mais atletas do que na edição anterior é uma possibilidade que não podemos excluir. Em Londres estiveram 76 e em Pequim 77. Gostaríamos que o número fosse superado, uma vez que estamos a apoiar 115 atletas”. O chefe da missão olímpica admite um cenário ideal, em que 18 modalidades estivessem representadas, com um número próximo dos 80 atletas.
 
“Nós temos de viver com a realidade do país que temos. É verdade que existem países que têm melhores condições, mas também há outros que têm não reúnem as condições que Portugal reúne”, lembra José Garcia. No entanto, "os atletas habituaram-se a superar os problemas todos e a conseguir os resultados que têm alcançado. Neste momento, é preciso potenciar aquilo que existe e fazer com que os atletas consigam disfrutar das melhores condições que o país consiga oferecer”, conclui o chefe da missão de Portugal, aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.