Emissão Renascença | Ouvir Online

Brasil

Preso "número 2" de Lula da Silva

03 ago, 2015

José Dirceu foi detido por suspeita de ter beneficiado dos desvios de dinheiro na empresa petrolífera estatal brasileira. Já estava em prisão domiciliária pelo caso "Mensalão". 

Preso "número 2" de Lula da Silva

A Polícia Federal brasileira deteve um dos homens mais influentes do Governo do ex-Presidente Lula da Silva no âmbito da operação “Lava Jato”. O ex-ministro brasileiro José Dirceu foi detido pelo seu suposto envolvimento no escândalo da Petrobras.

Também foram presos o seu irmão, Luiz Eduardo Oliveira e Silva, que era sócio na empresa de consultoria e o seu ex-assessor Roberto Marques, conhecido como Bob.

Segundo o jornal "Estado de São Paulo", o juiz já decretou a prisão preventiva do ex-ministro. O magistrado Sérgio Moro conduz as investigações da operação anti-corrupção denominada "Lava Jato", que começou em Março do ano passado e já está na 17ª fase e já é considerada a maior investigação de corrupção no Brasil.

O ex-ministro já tinha sido condenado por corrupção em 2005, por alegadamente estar envolvimento nas irregularidades da Petrobras.

Dirceu foi condenado a 10 anos e 11 meses de prisão devido ao escândalo do "Mensalão" (pagamento a parlamentares para votarem em projectos de lei do Governo) no primeiro mandato de Lula da Silva.

Agora, em prisão domiciliária há seis meses, voltou a ser detido por suspeita de ter beneficiado dos desvios de dinheiro na empresa petrolífera estatal brasileira.