Tempo
|

Obama "verde" contra as alterações climáticas

02 ago, 2015

Novo Plano de Energia Limpa dos Estados Unidos quer cortar nas emissões de CO2 das centrais eléctricas. Vai ser apresentado esta segunda-feira e promete polémica.

Obama "verde" contra as alterações climáticas

O Presidente norte-americano, Barack Obama, vai apresentar um plano de combate às alterações climáticas, que passa por reduzir as emissões de dióxido de carbono das centrais eléctricas.

De acordo com informações avançadas pela Casa Branca, é a primeira vez que os Estados Unidos se preparam para impor restrições neste sector.

O Plano de Energia Limpa de Barack Obama define metas. Até 2030, as centrais eléctricas têm que reduzir em 32% as emissões de CO2, tendo como ponto de referência os níveis de 2005.

O “Clean Power Plan” é mais ambicioso do que uma versão preliminar divulgada no ano passado. Prevê mais 9% de cortes nas emissões de dióxido de carbono.

Esta medida deverá contar com forte oposição da indústria do carvão e dos seus aliados políticos. No horizonte poderá estar um batalha nos tribunais norte-americanos para travar a nova legislação.

Os Estados norte-americanos têm de apresentar, até Setembro de 2016, versões iniciais dos seus planos para cumprir as metas. Os documentos finais têm que ser entregues até 2018.

O novo plano, que vai ser apresentado esta segunda-feira, também exige que as centrais eléctricas utilizem mais fontes de energia renováveis, como energia solar e eólica.

Numa mensagem vídeo divulgada este domingo, o Presidente Obama rejeitou passar a resolução do problema das alterações climáticas para as próximas gerações.

“Não podemos condenar os nossos filhos e netos a viverem num planeta sem conserto”, declarou o Presidente do segundo país mais poluidor do mundo, a seguir à China. 

Para Obama, o novo Plano de Energia Limpa é o “o maior e mais importante passo” que os Estados Unidos já deram para combater as alterações climáticas.