Tempo
|

Comboio descarrila em Filadélfia e faz cinco mortos

13 mai, 2015 • João Cunha

Cenário de "absoluto desastre e confusão". Desconhecem-se ainda as causas do acidente.

Comboio descarrila em Filadélfia e faz cinco mortos
Sete mortos e mais de 50 feridos, alguns dos quais com gravidade, é o resultado provisório do descarrilamento de um comboio a norte de Filadélfia, nos Estados Unidos, esta quarta-feira de madrugada. No comboio seguiam 243 pessoas, cinco deles funcionários da Amtrak. O comboio tinha saído de Washington e seguia em direcção a Nova Iorque. As operações de socorro prosseguem junto às composições. A causa do descarrilamento é ainda desconhecida.
Cinco mortos e mais de 50 feridos, alguns dos quais com gravidade, é o resultado provisório do descarrilamento de um comboio a norte de Filadélfia, nos Estados Unidos, esta quarta-feira de madrugada.

"Neste comboio seguiam 243 pessoas, cinco deles funcionários da Amtrak. Infelizmente, podemos confirmar pelo menos a morte de cinco pessoas", afirmou o presidente da Câmara de Filadélfia, Michael Nutter.

"Seis carruagens e a locomotiva estão viradas ao contrário, tombadas, mas mesmo assim, a maioria dos passageiros conseguiu sair pelo seu próprio pé do comboio. Estive junto do local. É um absoluto desastre e confusão. Nunca vi nada assim na minha vida", disse.

O comboio tinha saído de Washington e seguia em direcção a Nova Iorque.

Joan Elfman, uma das passageiras que conseguiu sair pelo próprio pé da carruagem onde seguia, afirmou à televisão norte-americana CNN: "Uma mala enorme, vermelha, veio a voar até mim. A nossa carruagem estava tombada de lado, a mala bateu-me no peito e empurrou-me".

"Sou enfermeira e creio que tenho algumas costelas partidas. Tentei ajudar os muitos feridos que estavam no comboio. O meu filho voltou e ajudou-os a sair. Havia uma pequena abertura numa das portas e nós conseguimos sair", relatou ainda.

As operações de socorro prosseguem junto às composições. A causa do descarrilamento é ainda desconhecida. Esta quarta-feira de manhã, uma equipa da Autoridade Norte-americana para a Segurança nos Transportes desloca-se ao local do acidente, para ajudar a apurar as razões.

A Amtrack, empresa que garante as ligações ferroviárias nos Estados Unidos, suspendeu as ligações entre Filadélfia e Nova Iorque, até que estejam concluídas as operações de socorro e que a linha esteja desimpedida.

Este é mais um acidente a juntar-se a outros que têm ocorrido nos Estados Unidos no último ano. A 21 de Março, 20 pessoas ficaram feridas quando o comboio em que seguiam chocou com um automóvel que atravessava uma passagem de nível. Um mês antes, uma pessoa morreu e 50 ficaram feridas num acidente idêntico.

[Notícia actualizada às 8h15, com declarações de uma passageira e vídeo do acidente]