O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.

O mundo numa base de dados com marca portuguesa

07 mai, 2015 • Paulo Ribeiro Pinto, em Florença

Portugal é o oitavo país do mundo com a população mais envelhecida. Este é um dos dados que pode ser consultado na GlobalStat.
O mundo numa base de dados com marca portuguesa

Portugal é o oitavo país do mundo com a população mais envelhecida. Os dados estão na nova base de dados Global Stat, que junta indicadores de mais de 190 países.

O projecto iniciado em 2011 foi lançado esta quinta-feira na cidade italiana de Florença, numa parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e o Instituto Universitário Europeu.

Segundo dados da plataforma Global Stat, Portugal produz agora menos cereais do que há 50 anos enquanto a Espanha no mesmo período quase triplicou a produção .

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, esteve presente o lançamento da nova base de dados com participação portuguesa.

A informação de que Portugal é o oitavo país do mundo com a população mais envelhecida é um bom exemplo dos “desafios” que o país tem ao nível da sustentabilidade do sistema de Segurança Social, afirma o governante.

Poiares Maduro acredita que a nova base de dados, com os indicadores que contém, pode também dar orientação para futuras políticas públicas em Portugal.

“A qualidade do funcionamento das suas instituições, a forma como funciona o sistema fiscal, produz resultados melhores e isso também nos ajuda a ir olhar para os exemplos desses países para tentar perceber o que podemos aprender deles e a medida em que as políticas que aí existem podem ou não ser de alguma forma ser úteis para desenharmos as nossas políticas.”

O ministro Miguel Poiares Maduro acredita que a Global Stat pode também ser um instrumento de transparência para os cidadãos conhecerem o que estão, afinal, a fazer os seus governos e em que medida compara com os seus países pelo mundo inteiro.