O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.

Merkel recusa reunião a sós com Alexis Tsipras

02 fev, 2015

A chanceler alemã quer mostrar que não concorda com os planos gregos. Quer mostrar que a Grécia está "isolada da Europa".
Merkel recusa reunião a sós com Alexis Tsipras
A chanceler alemã, Angela Merkel, não quer reunir-se a sós com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, para evitar um "confronto directo" com o novo chefe de Estado.

A notícia foi avançada à agência Bloomberg por uma fonte do Governo alemão, que afirma que a chanceler não vai aceitar uma reunião com Tsipras à margem do Conselho Europeu da próxima semana.

Merkel quer mostrar que não concorda com os planos do primeiro-ministro grego, nem do seu ministro das Finanças, que pedem uma nova abordagem à dívida pública e à aplicação de programas de austeridade.

A chanceler quer mostrar que a Grécia está "isolada da Europa", disse a fonte do Governo alemão à Bloomberg.

Espera-se alguma tensão no encontro do dia 12 de Fevereiro entre os chefes de Estado da União Europeia, onde Alexis Tsipras irá participar pela primeira vez.

Berlim não consta da longa lista de cidades que Tsipras está a visitar desde que tomou posse.

Estes contactos têm como objectivo a obtenção de apoios com vista a uma renegociação do acordo entre Atenas e os seus parceiros europeus, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional.