Emissão Renascença | Ouvir Online

Polícia espanhola detém quatro hispano-marroquinos suspeitos de prepararem atentados

24 jan, 2015

Acção da polícia espanhola desmembrou célula terrorista, em Ceuta, que as autoridades acreditam que estaria preparada para realizar um atentado em solo espanhol.

Polícia espanhola detém quatro hispano-marroquinos suspeitos de prepararem atentados

A polícia espanhola realizou na madrugada deste sábado uma operação anti-terrorista em Espanha em que deteve quatro suspeitos. Os alegados terroristas são descritos como "fortemente radicalizados", e que estariam dispostos a cometer um atentado e até a imolar-se, segundo o ministro da Administração Interna, Jorge Fernández Díaz.

As autoridades espanholas estabelecem uma relação entre a grande similaridade que esta célula de terroristas tem com os jihadistas que recentemente atentaram em Paris contra o jornal Charlie Hebdo.

As autoridades terão apreendido armamento e material informático incriminatório.

Os detidos, de nacionalidade espanhola e origem marroquina, tinham a "forte determinação de atentar" com uma excepcional "preparação psicológica e física e uma excelente destreza na utilização de armas", assegurou o ministro durante a convenção que este fim-de-semana celebra el Partido Popular em Madrid.

A imprensa local diz que a operação foi desencadeada por um vídeo que um dos detidos terá publicado na sua página na rede social Facebook. As imagens mostravam treinos militares acompanhados por cânticos do Corão e referências à Jihad.

Outro dos indícios que terá levado à investigação foi uma pintura que surgiu na cidade de Ceuta com as palavras “Charlie Hebdo é pouco, o Estado Islâmico é o caminho”.

As detenções aconteceram esta madrugada na sequência de uma operação anti-terrorismo que continua em marcha.

Os primeiros indícios recolhidos permitem determinar que não se trata de uma célula que se destinava a enviar combatentes para a Síria, como aquelas que as autoridades espanholas neutralizaram nos últimos anos na cidade autónoma. A polícia espanhola crê que este grupo grupo operativo com ligações à Al-Qaeda poderia estar a preparar uma acção terrorista em território espanhol.

No âmbito desta operação foram ainda detectadas duas casas suspeitas em Ceuta.