Emissão Renascença | Ouvir Online

Península Ibérica é a “jangada de pedra” da energia na Europa

23 out, 2014

Carlos Pimenta concorda com a ameaça que Portugal está a fazer ao acordo europeu sobre energia e clima, que deve ser firmado esta quinta-feira.

Península Ibérica é a “jangada de pedra” da energia na Europa
O ex-secretário de Estado do Ambiente Carlos Pimenta diz fazer sentido a ameaça de Portugal de bloquear o acordo europeu sobre energia e clima, que deverá ser fechado no Conselho Europeu que arranca esta quinta-feira, em Bruxelas.

O Governo português não apoia um acordo que não inclua uma meta vinculativa para as chamadas interligações energéticas, ou seja, a possibilidade de exportar energia produzida no país para o restante território europeu.

“Passaram doze anos e a Península Ibérica é a jangada de pedra. Praticamente, está isolada. Portugal tem recursos renováveis - sol, vento, água - muito abundantes. Portugal e Espanha têm condições de fornecer energia verde, energia limpa e barata à Europa e também têm condições de importar energia quando for necessária”, argumenta.

O ex-secretário de Estado do Ambiente lamenta, contudo, o bloqueio ao comércio de energia: “Hoje, temos um gargalo: não passa nada. Isso está a impedir o investimento em mais energias renováveis em Portugal, para que, criando empregos aqui, produzindo equipamentos aqui, possamos exportar e vender essa energia verde que podemos produzir em Portugal, para o resto da Europa.”

“É essencial desbloquear este gargalo”, reforça Carlos Pimenta.