Tempo
|

Câmara de Terras de Bouro vende lotes a "preços de saldo" para fixar jovens

20 out, 2014

Candidatos, que não podem ter mais de 40 anos, têm de ali fixar residência permanente durante dez anos. Já os terrenos têm vista para a Barragem da Caniçada.

A Câmara de Terras de Bouro pôs à venda, "a preços de saldo", 18 lotes para construção na freguesia de Valdosende, junto à Barragem da Caniçada, numa medida que visa fixar jovens no concelho.

O vice-presidente da Câmara, Luís Teixeira, disse à agência Lusa que os lotes têm entre 500 e 1.900 metros quadrados e os preços variam entre os 400 e os 1.900 euros.

"Estamos a falar de uma localização excelente, com vista para a Barragem da Caniçada, e que na altura em que passaram para a posse da Câmara foram avaliados numa média de 30 mil euros cada um", acrescentou.

Os lotes pertenciam à EDP mas passaram para as mãos da Câmara a troco da infra-estruturação do bairro daquela empresa em Valdosende. A autarquia decidiu agora usar os lotes como "chamariz" para a fixação de jovens e assim combater "o inverno demográfico" do concelho.

As candidaturas estão abertas para pessoas individuais, que não podem ter mais de 40 anos, e para casais, cuja média de idades também não pode ultrapassar os 40 anos.

Os candidatos, que tanto podem ser do concelho como de fora, têm de ali fixar residência permanente por um período de, pelo menos, dez anos.

"Quem comprar, só tem mesmo que construir a casa", referiu Luís Teixeira, adiantando que, além da "pechincha" do preço do terreno, os compradores beneficiam ainda do projecto oferecido pela Câmara, da infra-estruturação e da redução ou isenção de taxas e licenças de construção.