A cada dia há 80 famílias que deixam de pagar a casa ao banco

16 jun, 2014

Devido a este imcumprimento, em média, o Fisco está a penhorar e a colocar à venda 189 casas diariamente.
A cada dia há 80 famílias que deixam de pagar a casa ao banco

O número de famílias que não paga casa subiu e todos os dias, em média, 80 portugueses deixam de conseguir pagar o crédito, segundo dados do Banco de Portugal.

No final de Março, 149.800 famílias tinham um crédito para a compra da casa vencido. Um número que se aproxima do máximo registado em 2012 em plena crise financeira (150.300), revela o “Diário de Notícias”.

Só neste ano, 4.083 famílias falharam o pagamento, ou seja, 80 portugueses deixam de conseguir pagar o crédito. Os números são da Central de Responsabilidades do Crédito do Banco de Portugal.

Devido a este incumprimento, em média, o Fisco está a penhorar e a colocar à venda 189 casas por dia.

Desde o início do ano já foram penhorados e vendidos 31.506 imóveis. Mas o total de bens inclui também carros, partes sociais em sociedades e outro tipo de valores.

Em média, cada português tem a seu cargo quatro créditos que se dividem por casa, carro, crédito pessoal e cartão de crédito.

Para Natália Nunes, da DECO, estes números indicam que a situação financeira das famílias é "muito grave".

“As famílias têm cada vez mais dificuldade em honrar os compromissos, nomeadamente com o crédito a habitação, algo que não se passava há alguns anos em que, com a ajuda da família, dos amigos, ou até de alguma poupança que as famílias tinham feito, conseguiam honrar pelo menos o crédito à habitação", diz.

"Se, neste momento, já não estão a conseguir honrar este compromisso, significa, a nosso ver, que a situação financeira das famílias portuguesas é muito grave", explica.

[notícia actualizada às 13h01]