Emissão Renascença | Ouvir Online

Sobe para 77 número de vítimas mortais no acidente na Galiza

25 jul, 2013

Papa Francisco reza pelas vítimas da tragédia. O acidente ferroviário é considerado o pior dos últimos 40 anos.

Sobe para 77 número de vítimas mortais no acidente na Galiza
Begoña Iñiguez fala com o jornalista José Pedro Frazão sobre o acidente desta noite em Santiago de Compostela. A jornalista, natural da Galiza mas actualmente a viver em Lisboa, fala com emoção do acidente que aconteceu numa zona que conhece bem. Um comboio que fazia a ligação entre Madrid e Ferrol descarrilou e pelo menos 45 pessoas morreram.

Sobe para 77 o número de mortos na sequência no acidente ferroviário que quarta-feira à noite aconteceu em Santiago de Compostela. Há ainda registo de cerca de 140 feridos, 20 dos quais considerados em estado grave.

O balanço final das vítimas pode não ficar por aqui. A Renascença passou a madrugada no local e testemunhou que ainda há carruagens a ser inspeccionadas. De acordo com as autoridades, há duas nas quais ainda não foi possível entrar e é provável que ainda estejam vítimas no seu interior.

O comboio era um Alvia, que circula a grande velocidade. A bordo seguiam 247 pessoas. O comboio descarrilou a quatro quilómetros de Santiago de Compostela, na véspera da tradicional festa de Santiago de Compostela, procuradas por milhares de pessoas. As celebrações já foram canceladas por causa desta tragédia. Mantém-se apenas a missa de Domingo que será uma missa de luto.

Do Brasil, chega a informação de que o Papa Francisco reza pelas vítimas deste acidente, na Galiza, e também pelos respectivos familiares.

O Cardeal de Madrid,  Monseñor Rouco Varela, anunciou que a Missa que o Santo Padre vai celebrar esta quinta-feira vai ser oferecida às vítimas e seus familiares do acidente de Santiago de Compostela.

O primeiro-ministro de Espanha, Mariano Rajoy, natural de Santiago de Compostela, é esperado esta quinta-feira no local do acidente.

[actualizada às 8h20]