Emissão Renascença | Ouvir Online

Pode vir aí o Verão mais fresquinho dos últimos 200 anos

28 mai, 2013

Meses mais quentes podem não ser os tradicionais Julho e Agosto, períodos em que pode chover, mas antes Setembro e Outubro.

Os modelos de previsão meteorológica indicam que o Verão de 2013 pode ser o mais fresco dos últimos 200 anos, com chuva e tempo mais frio do que o habitual nesta época. A previsão está a ser avançada pelo canal francês de meteorologia Meteo.

Existem 70% de probabilidades de não haver calor este Verão na Europa Ocidental, segundo o relatório apresentado pelo canal. Este fenómeno é justificado com o longo Inverno deste ano, que provocou um arrefecimento do mar, e também com a poluição e elevada presença de partículas vulcânicas na atmosfera, que reduzem o aquecimento provocado pelo Sol.

A mesma fonte avança que haverá períodos de calor, mas que devem ser de curta duração e que podem ser seguidos por precipitação até ao final de Agosto. Assim, os meses mais quentes podem não ser os tradicionais Julho e Agosto, mas Setembro e Outubro.

Algumas estimativas consideram que as temperaturas podem cair, em média, um a três graus na Península Ibérica durante o próximo Verão, que será mesmo o mais "húmido e frio" desde 1816.