Emissão Renascença | Ouvir Online

Ovar

Naufrágio na Praia do Furadouro mata dois pescadores

22 mai, 2013

À Renascença, um dos sobreviventes descreve como a tripulação experiente foi surpreendida por uma onda. Valeu a intervenção de uma segunda embarcação, que ajudou a salvar outros cinco ocupantes.

Naufrágio na Praia do Furadouro mata dois pescadores

Um naufrágio, esta quarta-feira de manhã, sul da praia do Furadouro provocou a morte a dois pescadores de 43 e 64 anos. O incidente terá ocorrido quando uma pequena embarcação se fazia ao mar.

O naufrágio ocorreu quando uma pequena embarcação, a "Jovem", se fazia ao mar. Dos sete tripulantes, cinco salvaram-se, mas dois acabaram por morrer. Os pescadores foram surpreendidos por uma onda, conta um dos sobreviventes, João Fonseca. 

“ [O barco] ia para aí a 150 metros da costa. A maré calhou mal e o barco levantou, entrou uma vaga no barco e encheu-o de água. Foi uma embarcação próxima que veio socorrer”, descreve o pescador.

“Toda a tripulação era experiente. Era o segundo lance do dia. É um mar conhecido, só que na altura correu mal. Não deu para galgar o mar. A primeira vaga encheu o barco de água, a segunda pôs as pessoas fora do barco.”

O vereador da Câmara de Ovar confirmou à Renascença que a bordo seguiam sete pessoas. Vítor Ferreira avançou ainda que os serviços da autarquia estão no local para prestar todo o apoio às famílias. “Segundo as informações que recolhi, o próprio mestre da embarcação hesitou em ir para o mar, mas infelizmente são famílias com algumas carências e dificuldades e arriscam, apesar do conhecimento profundo que têm do mar”, disse. 

O Comandante dos Bombeiros de Ovar confirmou o incidente. “Um barquito fez-se ao mar, mas tombou", disse Carlos Borges.

[Notícia actualizada às 12h30]