Fotogaleria

Potica, vestidos pretos e uma foto viral. As imagens do encontro entre Trump e o Papa

25 mai, 2017 - 12:42

O encontro entre Donald Trump e o Papa Francisco no Vaticano foi amplamente comentado nas redes sociais. Recorde as fotografias, a indumentária e as palavras trocadas por Francisco e Trump.

A+ / A-

A visita de Donald Trump ao Vaticano gerou várias reacções nas redes sociais. No encontro com o Papa Francisco, o Presidente dos Estados Unidos fez-se acompanhar da primeira-dama Melania Trump, da filha mais velha, Ivanka, e do marido, Jared Kushner. A fotografia tirada com os cinco deu azo a vários comentários nas redes sociais sobre a expressão do Papa Francisco.

Quando cumprimentou Melania, o Papa terá perguntado "Com que é que o alimentas? Potica?" Ao que Melania terá prontamente respondido "pizza", entre sorrisos.

Potica é um bolo popular na Eslovénia, de onde é originária Melania. De acordo com o porta-voz do vaticano, o Papa Francisco é apreciador deste bolo e faz questão de o mencionar em encontros com eslovenos.

A indumentária escolhida por Melania e Ivanka Trump também foi objecto de múltiplos comentários, à escala global. A mulher e a filha de Donald Trump apareceram vestidas integralmente de preto, com véu da mesma cor, causando alguma perplexidade entre quem não está habituado a ver as audiências dos Papas.

Todavia, as mulheres Trump estavam apenas a seguir o protocolo do Vaticano, que exige que as mulheres que se encontram com o Papa sem vestidos compridos pretos, de mangas compridas e sem decote. Devem ainda usar uma mantilha da mesma cor.

O encontro aconteceu no âmbito da primeira deslocação ao exterior do Presidente norte-americano, uma viagem de nove dias, iniciada na Arábia Saudita, com passagens por Israel, Palestina, Sicília e Bruxelas, onde participará na cimeira da NATO.

Após o tradicional aperto de mãos, os dois responsáveis sentaram-se frente a frente na biblioteca do Papa e conversaram durante cerca de 30 minutos com a ajuda de intérpretes.

Após a audiência, Trump e Francisco trocaram presentes. Donald Trump presenteou o Papa com um conjunto de livros de Martin Luther King, conhecido pelo pelo seu empenho a favor dos direitos humanos e civis da comunidade negra nos EUA, que tem sido uma referência em vários escritos de Francisco.

O Papa Francisco ofereceu a Trump a edição em inglês da mensagem para o Dia Mundial da Paz 2017, da exortação “A Alegria do Evangelho” e da Encíclica “Laudato sí”, sobre “o cuidado da casa comum”.

O encontro entre o Papa e Donald Trump
O encontro entre o Papa e Donald Trump
Depois do encontro com o Papa, Trump visitou a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro
Depois do encontro com o Papa, Trump visitou a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro
Desenhos, "selfies" e uma mensagem de força. Melania visitou hospital pediátrico em Itália
Desenhos, "selfies" e uma mensagem de força. Melania visitou hospital pediátrico em Itália
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mara
    26 mai, 2017 Portugal 11:54
    O Trump é mesmo muito estranho, vai fazer uma negociata a vender armas e de seguida vai visitar um Homem que constantemente apela à Paz e sofre com a guerra...Não devia ter ido visitar o Papa Francisco devia ter-se ajoelhado numa Igreja a pedir perdão por estar a vender armas para matar inocentes e ao chegar à América ordenar para que fossem destruídas, e procurar meios para trazer a Paz no Mundo...
  • Manuel Costa Fernand
    25 mai, 2017 Porto 15:54
    Melanie Trump parece que está num funeral...

Destaques V+