20 anos da Expo 98

As cinco mulheres que abriram as primeiras lojas da Expo

08 mai, 2018 - 08:00 • Dina Soares , Joana Bourgard

A Teresa da loja de decoração foi a primeira. Logo a seguir vieram a Teresa da farmácia, a florista Lucília, a Margarida da livraria e a cabeleireira Dina. Cinco mulheres que abriram as primeiras lojas do Parque das Nações. A Renascença recorda a Expo com 20 histórias da maior intervenção feita na cidade de Lisboa desde o terramoto de 1755.

A+ / A-

Veja também:


Muitos dos apartamentos do Parque das Nações foram decorados por Teresa Gonçalves. A sua loja, a primeira do novo bairro, abriu ainda antes da inauguração da exposição, em abril de 1998. “A Parque Expo disse-me que ou abria antes da exposição ou teria que esperar pelo fim. Fizemos um esforço e conseguimos ter tudo pronto antes do dia 22 de maio.”

Sem estar à espera, Teresa tornou-se a decana dos comerciantes da zona e por lá continua, sempre no mesmo ramo e na mesma rua, paredes meias com outra das pioneiras do comércio da Expo, a florista Lucília Santos.

Lucília entrou já com a exposição em andamento. Veio do Canadá, com dois filhos pequenos, e durante os primeiros tempos a procura de flores não era grande. “Aqui à volta só viviam as pessoas das delegações estrangeiras que estavam representadas na Expo, por isso não havia muito movimento. A minha filha tinha, na altura, três anos e fazia sestas de três horas ao meu colo porque não entrava ninguém na loja.”

A Torre de Babel em forma de farmácia

O negócio das flores foi melhorando com o aumento dos moradores. Já o negócio da farmácia teve sempre muitos clientes. Teresa lembra que a sua loja mais parecia a Torre de Babel. “Os meus primeiros clientes eram de todas as nacionalidades. Alguns ainda falavam inglês ou francês, mas outros só falavam as suas próprias línguas. Tínhamos de nos entender através de gestos e desenhos.”

Se, nos primeiros meses, a zona era muito cosmopolita, quando a exposição fechou o Parque das Nações parecia uma aldeia. Margarida Barros chegou nessa altura para abrir a sua livraria. “Era um meio muito pequeno, toda a gente se conhecia. Hoje não. Hoje isto é uma nova cidade.”

Teresa Gonçalves abriu a loja de decoração antes da abertura da Expo
Teresa Gonçalves abriu a loja de decoração antes da abertura da Expo
Dina Nunes teve Cristiano Ronaldo como cliente. O jogador e a família eram presença regular no cabeleireiro
Dina Nunes teve Cristiano Ronaldo como cliente. O jogador e a família eram presença regular no cabeleireiro
Teresa, da Farmácia do Parque das Nações, recorda as várias nacionalidades dos primeiros clientes
Teresa, da Farmácia do Parque das Nações, recorda as várias nacionalidades dos primeiros clientes
Margarida Barros chegou nos primeiros meses da Expo com a sua livraria
Margarida Barros chegou nos primeiros meses da Expo com a sua livraria
Dina Nunes com Cristiano Ronaldo e o filho
Dina Nunes com Cristiano Ronaldo e o filho

Margarida mantém clientes desses tempos. Os garotos que há vinte anos andavam na escola em frente regressam hoje à livraria para comprarem livros para os seus filhos. São, provavelmente, as mesmas crianças que invadiam o cabeleireiro de Dina Nunes, outra das veteranas do Parque das Nações - muitas para verem um cliente especial.

“O Cristiano Ronaldo foi o meu primeiro cliente do mundo do futebol”, recorda Dina Nunes. O jogador e a família eram presença regular no cabeleireiro e as crianças da escola invadiam o salão quando percebiam que ele lá estava. “Era preciso ser firme e afastá-los, a eles e às revistas sociais que eu nunca deixava entrar para preservar o sossego dos meus clientes.”

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José botequilha
    08 mai, 2018 Monte Gordo 13:41
    O Parque das Nações faz parte das grandes obras pós 25 de Abril. A Expo foi um evento fantástico que provou a capacidade de realização e superação dos portugueses. Lembro contudo que na ocasião, a poucas horas da inauguração a comunicação social o que procurava era pormenores que não estivessem prontos, buraquinhos por tapar, etc. Mostravam a árvore, diria mesmo a erva daninha e esqueciam a floresta. É preciso não esquecermos essas histórias que também mostram o nosso outro lado. O mau dizer infelizmente faz parte também da nossa História. Em relação às Senhoras referidas na presente reportagem os meus parabéns. Pela iniciativa, pela persistência, pela dedicação. Gente de carácter assim é que dedicam toda uma vida a um projeto merecem a nossa admiração. Parabéns a elas e também a quem teve a ideia de as homenagear.

Destaques V+