Tempo
|

20 anos da Expo 98

Saudades dos amigos da Vivenda Fernandes

07 mai, 2018 - 08:00 • Dina Soares , Joana Bourgard

Quando começaram as obras de construção da Expo 98, as 21 famílias que viviam ao fundo da Rua do Vale Formoso, na Vivenda Fernandes, foram desalojadas. A pequena comunidade ainda ensaiou um protesto, mas acabou por se conformar. Carlos Alberto foi obrigado a sair da rua onde nasceu, mas continua a voltar a ela sempre que pode. A Renascença recorda a Expo com 20 histórias da maior intervenção feita na cidade de Lisboa desde o terramoto de 1755.

A+ / A-
Saudades dos amigos da Vivenda Fernandes
Saudades dos amigos da Vivenda Fernandes

Veja também:


Carlos Alberto nasceu ao fundo da Rua do Vale Formoso, junto ao apeadeiro de Cabo Ruivo, na freguesia lisboeta dos Olivais. Os pais foram para ali viver quando se casaram. O Carlos nasceu ali, foi ali que cresceu, que se casou, que os seus filhos nasceram. A sua casa ficava na Vivenda Fernandes que era, na realidade, um conjunto de dois prédios, um datado de 1925, outro de 1928.

A Rua do Vale Formoso continua a existir, mas o apeadeiro de Cabo Ruivo desapareceu há muito e a Vivenda Fernandes foi destruída há mais de 20 anos. As 21 famílias que ali viviam foram desalojadas para dar lugar à construção da Expo 98.

Carlos Alberto começou a ouvir rumores em 1993, quando Portugal foi escolhido para organizar a última exposição internacional do século XX. Mas só dois anos depois é que chegou a confirmação. “Começaram a chamar as pessoas uma a uma e a oferecerem-lhes dinheiro. Entretanto, já tinham começado a desmantelar as petrolíferas e nós vimos que não tínhamos hipóteses.”

Na verdade, não era muita gente. Seriam umas 80 pessoas. Ainda fizeram uma pequena manifestação de protesto, mas acabaram por se conformar. Carlos recebeu 6 mil e 500 contos. Pediu mais 3 mil e 600 ao banco e comprou uma casa em Alverca, onde continua a viver até hoje.

Outras famílias, vindas da Vivenda Fernandes e de outras zonas abrangidas pela Expo, espalharam-se maioritariamente por Alhandra, Vialonga e Póvoa de Santa Iria. As condições nem foram más, reconhece Carlos Alberto, mas a comunidade ficou perdida para sempre. “O que me custou mais foi separar-me dos meus amigos. Eu tinha nascido ali, o meu filho mais velho já tinha 16 anos. Essa foi a parte pior.”

Carlos não esperava vir a gostar tanto do novo bairro que o expulsou de sua casa. Gosta das ruas, dos prédios, dos hotéis, de tudo. “Quando trabalhava como taxista, a minha praça favorita era a do Vasco da Gama. Talvez por estar perto de casa.”

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isabel Mendes
    07 mai, 2018 Alverca 23:19
    Adorei ver este comentário sobre o sítio onde nasci . O meu marido também nasceu em Cabo Ruivo os meus filhos foram criados em Cabo Ruivo em casa dos avós . Conheço perfeitamente o Carlos Alberto moço com uma memória formidável . Este vídeo foi feito por meu marido Eng António Santos Mendes . A senhora que aparece no vídeo sou eu Isabel Mendes . Parabéns á Radio Renascença pela vossa lembrança de nos fazer recordar tempos tão bem passados , éramos uma família obrigada

Destaques V+