Tempo
|

Reportagem

Ex-votos de Elvas. A "alma de um povo" aguarda restauro

Reportagem

Ex-votos de Elvas. A "alma de um povo" aguarda restauro

Tempo
|

09 mar, 2018 - 12:45 • Rosário Silva , Joana Bourgard (imagem)

Milhares de ex-votos depositados no Santuário do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas, estão em risco de ficarem irrecuperáveis. São paredes e tectos forrados de fotografias e pinturas, algumas com quase 300 anos. São vistas como "a alma de um povo" e contam "a história de uma cidade". A confraria de Elvas, responsável pelo espólio, aguarda uma resposta do Turismo de Portugal para disponibilizar 400 mil euros para preservar um “testemunho histórico-artístico e social".

A+ / A-
VÍDEO: Ex-votos de Elvas. A "alma de um povo" aguarda restauro
VÍDEO: Ex-votos de Elvas. A "alma de um povo" aguarda restauro

A origem do Santuário de Elvas e da devoção ao Senhor Jesus da Piedade assenta numa narrativa, passada de geração em geração até aos dias de hoje. Corria o ano de 1736. Num dia igual a tantos outros, Manuel Antunes, padre, caminhava para um terreno de onde extraía o seu sustento, como capelão dessa propriedade, que corresponde à atual localização do santuário elvense.

“Numa dessas saídas, o padre Antunes sofreu uma queda da sua cavalgadura e terá ficado muito maltratado”, conta à Renascença o atual capelão da Confraria do Senhor Jesus da Piedade (CSJP), padre José António Gonçalves.

Precisamente no sítio onde se deu a queda, conta-se, surge uma cruz, a partir do ângulo de visão do sacerdote. No séc. XVIII, era comum encontrar cruzes, em madeira ou simplesmente paus entrecruzados e atados, que assinalavam o local onde alguém teria perecido.

Após a queda, o padre Manuel Antunes dirige-se ao Senhor da cruz com a promessa de que, se escapasse ileso, ajudaria a difundir a devoção ao Senhor que dele teve piedade.

“A verdade é que o padre ficou bom, foi miraculado e sentiu-se tão agradecido que cumpriu a promessa”, prossegue José António Gonçalves.

Recuperado do acidente, mandou reparar a cruz e pintar nela a imagem de Cristo crucificado, designando-o de Senhor Jesus da Piedade. No mesmo local terá celebrado uma missa, convocando o maior número possível de fiéis que a ele se juntaram para agradecer a graça alcançada. O “milagre” corre de boca em boca e no local é construída uma pequena capela.

“Aqui, onde estamos sentados, é a primitiva igreja da Piedade”, indica-nos o capelão José António, que aponta a cura do padre Antunes como geradora da devoção que ainda hoje se mantém.

A multiplicação dos milagres, as promessas cumpridas e a chegada dos primeiros ex-votos fazem com que a capela, depressa, passe a igreja, edificada em 1753, para conseguir acolher os devotos que são cada vez mais. É o começo da romaria que se há-de tornar numa das maiores manifestações religiosas em Portugal.

“Ainda no tempo do padre Manuel Antunes foi ampliada a igreja atual e os terrenos à volta do santuário foram crescendo, naturalmente com a ajuda de outros eventos como as festas, a romaria e a feira de São Mateus que surgiram num complemento a esta devoção”, acrescenta o sacerdote.

A riqueza documental que subsiste no santuário, traduz-se num elevado numero de ex-votos, símbolos palpáveis de memórias de fé e expressão da religiosidade popular.

São salas repletas de pinturas, fotografias, peças em ferro, relicários, crucifixos, trabalhos em madeira e cortiça, quadros bordados a fio de ouro e outros materiais, moldagens de cera, entre outros objetos, ali entregues em agradecimento por uma graça concedida.

Por falta de espaço, há um numero assinalável de ex-votos que se mantém armazenados, sem condições e à espera de melhores dias.


400 mil euros para preservar “testemunho histórico-artístico e social”

Fidélia Aldrabinha coloca na voz o entusiasmo que a leva a encabeçar esta missão: cuidar do património legado, ao longo de muitos anos, à Confraria do Senhor Jesus da Piedade (CSJP).

Sem meios financeiros ou técnicos para acudir a tamanha riqueza, a secretária da mesa da Assembleia Geral da CSJP, meteu mãos à obra, valeu-se da sua experiência na administração pública, e encetou diversos contactos para encontrar uma solução.

“Fui à camara municipal e pedi apoio ao senhor presidente que nos garantiu apoio técnico e em dezembro de 2017, fizemos, também, um protocolo com a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA)”, conta à Renascença.

Emerge, assim, a candidatura ao Programa VALORIZAR – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

Bem fundamentado, o documento produzido alude à “imensa coleção de ex-votos” que preenche paredes de diversas salas e que resulta num valioso “Museu de Arte Popular de cariz religioso”.

Na memória descritiva, a que a Renascença teve acesso, os promotores consideram que “a coleção encerra no seu interior um tesouro magnifico, um valioso testemunho histórico-artístico e social”, onde estão “representadas todas as classes sociais”, com o único objetivo de “adorar a imagem do Senhor Jesus da Piedade”.

“Neste momento a candidatura está submetida ao fundo de turismo e segundo me informam, está em análise”, revela Fidélia Aldrabinha, que não esconde alguma apreensão, tendo em conta que a calendarização do projeto apontava para o inicio a 1 de março de 2018, com execução de um ano.

“Nós temos metas e queríamos muito que em setembro, por altura das festas, já pudéssemos estar a desenvolver alguns trabalhos, nomeadamente com mecenas”, explica a responsável.

Mas enquanto não chega uma resposta, cresce a expectativa para um projeto que compreende a conservação da coleção de ex-votos (mais de 6.000 peças), a melhoria da acessibilidade atendendo à visita publica (museologia e museografia) e a integração nos roteiros do turismo religioso. Contas feitas, a CSJP prevê um investimento muito próximo dos 400 mil euros.

“É urgente esta intervenção e eu tenho muita fé que o Senhor Jesus da Piedade vá abrindo caminhos”, sublinha, emocionada, Fidélia Aldrabinha.

Entre fotografias, orçamento, plano de trabalhos e outros documentos essenciais que sustentam a candidatura, seguiu, também, uma carta de apoio do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“O senhor presidente conhece a importância dos ex-votos e fez-nos chegar a sua preocupação”, acrescenta, ainda, a secretária da Assembleia Geral da CSJP.

“A alma de um povo” não pode morrer

Arcebispo de Évora desde 2008, D. José Alves não sabe se, nesta qualidade, vai voltar a presidir no próximo dia 20 de setembro, à Procissão dos Pendões, ponto alto das cerimónias religiosas das tradicionais festas do Senhor Jesus da Piedade. Há dois anos, D. José Alves apresentou ao Papa Francisco a sua renúncia ao cargo, após ter completado 75 anos de idade, e aguarda ser substituído.

Nada que o impeça de expor o enorme carinho que tem por uma das maiores manifestações religiosas do país e que sustenta toda uma devoção de que os ex-votos são exemplo. O prelado vê com bons olhos a candidatura e espera que encontre eco favorável junto dos decisores.

“Tenho uma ideia muito esperançosa e ao que sei, esta candidatura está bem encaminhada”, refere, à Renascença, D. José Alves. “Espero que este património seja bem preservado e que os responsáveis saibam reconhecer nos ex-votos, aquilo que foi a vida cristã e que os utilizem de forma a poder evangelizar”.

O arcebispo de Évora alerta, também, para o facto de a religiosidade popular ser “algo de muito profundo”, que “está na alma humana”, mas que “precisa muito de ser evangelizada a partir de situações concretas”.

Totalmente de acordo, Fidélia Aldrabinha, espera que no final do mandato desta confraria da qual faz parte, “tudo esteja organizado e se possa dar continuidade” ao trabalho desenvolvido até agora.

“isto é a alma de um povo”, adiciona. “Se nós temos tanto orgulho no nosso Aqueduto, nas nossas Muralhas que são património mundial, então que dizer do nosso santuário? É um ex-libris da cidade e é obrigação dos elvenses ajudarem na sua preservação”.

Ajuda valiosa tem sido a de António Araújo, que lançou o alerta para a necessidade de uma intervenção urgente junto dos ex-votos, sobretudo os mais antigos. Com ligações à região, o historiador defende a criação de um museu ou pelo menos “um tratamento museológico conveniente que seria motivo de grande atração turística”.

“Há um imperativo de memória perante aquele património e perante as pessoas que ao longo de gerações o foram legando, não é? É o pulsar religioso de um povo”, alude António Araújo.

Um “pulsar” que o pároco e capelão da Confraria sente com grande acuidade. “Vem gente do todo o Alentejo, de Espanha e até do Norte do país, pessoas que têm um grande amor pelo Senhor Jesus da Piedade”, revela à Renascença, o padre José António Gonçalves.

“Este projeto para a recuperação dos ex-votos, é belíssimo e o nosso propósito é também criar um espaço para expor muitos dos que estão armazenados”, sublinha o capelão que deposita muita esperança nesta candidatura e nos benefícios “para o santuário, mas sobretudo para os devotos que nos visitam”.

E quem conhece bem este património é Artur Goulart. Foi coordenador técnico-científico do projeto do Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora, permitindo um recenseamento exaustivo de milhares espécimes espalhados por igrejas, conventos, capelas, ermidas e outros fundos. No decorrer deste trabalho foi possível inventariar cerca de dois mil ex-votos, de acordo com este responsável.

“Há muitas falhas, seja na forma como os ex-votos estão expostos, seja na sua conservação”, assegura Artur Goulart que também pertence à Comissão Diocesana dos Bens Culturais da arquidiocese de Évora.

“Estamos perante um acervo de grande valor patrimonial que merecia ser estudado do ponto de vista científico em diferentes vertentes para depois ser colocado à fruição publica”, defende, a concluir, o especialista que dirigiu o Museu de Évora entre 1992 e 1999.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+