euranetplus-inside.eu
  • Portugal está melhor ou menos mal?
    Visto de Fora

    Portugal está melhor ou menos mal?

    Na semana em que se debateu o estado da Nação, os comentadores do “Visto de Fora” fazem também o diagnóstico à situação do país.
  • Ursula longe de consensual deixa tudo em aberto
    Visto de Bruxelas

    Ursula longe de consensual deixa tudo em aberto

    Não há adiamento e o nome de Ursula von der Leyen para a presidência da Comissão Europeia vai mesmo ser votado na próxima terça-feira, na sessão plenária do Parlamento Europeu em Estrasburgo.
  • São 28 e no final ganha a Alemanha
    Visto de Fora

    São 28 e no final ganha a Alemanha

    O acordo para os cargos de topo da União Europeia é um dos temas da edição desta semana.
  • Negociações longas terminam com surpresas
    ​VISTO DE BRUXELAS

    Negociações longas terminam com surpresas

    Foi complicado encontrar um nome para suceder a Jean-Claude Juncker nos próximos anos à frente da Comissão Europeia, e o nome encontrado acabou por ser uma surpresa. No entanto, é ao Parlamento Europeu que cabe a última palavra.
  • Mário Centeno foi além de Passos Coelho?
    Visto de Fora

    Mário Centeno foi além de Passos Coelho?

    Os comentadores do Visto de Fora falam das medidas de austeridade tomadas pelo actual Governo face ao anterior que estava sob intervenção da "troika", denatem a urgência de medidas a tomar pela UE contra as alterações climáticas, do estado de saúde de Merkel e da indefinição política em Espanha. No plano nacional, debatem se o excedente orçamental português é realmente motivo de satisfação, perante o estado a que chegaram os serviços públicos.
  • ​Altos cargos por atribuir
    VISTO DE BRUXELAS

    ​Altos cargos por atribuir

    Tudo ainda em aberto para a escolha dos nomes a escolher para os cargos mais importantes da União Europeia. As consultas deverão continuar até ao início da cimeira de domingo. É suposto nesse encontro, os líderes dos 28 encontrarem um acordo sobre as pessoas que vão dirigir as principais instituições europeias durante os próximos anos.
  • “Corrupção vasta afeta vários patamares da administração pública”
    Casa Comum

    “Corrupção vasta afeta vários patamares da administração pública”

    A definição sobre os cargos na União Europeia, o combate à corrupção em Portugal e os problemas no Serviço Nacional de Saúde foram temas em debate no Casa Comum desta semana com o social-democrata Paulo Rangel e o socialista Francisco Assis.
  • Viagem ao “fundo da Europa”
    REPORTAGEM EURANET

    Viagem ao “fundo da Europa”

    O Corvo é uma pequena ilha, no extremo oeste da Europa, que tem vindo a crescer à conta da Europa. E que foi tema da reportagem feita por Marília Freitas no âmbito da parceria Renascença/Euranet.
  • Incertezas na UE e em Espanha estão para durar
    Visto de Fora

    Incertezas na UE e em Espanha estão para durar

    Nesta sexta-feira, Olivier Bonamici e Begoña Iñiguez falam da sucessão de Jean-Claude Juncker na presidência da Comissão Europeia e das negociações de Pedro Sanchez para formar Governo em Espanha.