Veja se a Volta passa à sua porta. As etapas da prova

Veja se a Volta passa à sua porta. As etapas da prova

Tempo
|

03 ago, 2017 - 18:30 • Rui Barros , Inês Braga Sampaio

Da etapa mais difícil àquelas que vão decidir o vencedor da prova. Os mapas e os detalhes das 10 etapas da Volta a Portugal em bicicleta.

A+ / A-

A capital apadrinha os 90 anos da Volta, com um percurso curto alinhado com o Rio Tejo. Um dia de festa e grande velocidade na discussão pelo primeiro pódio da Grandíssima.

Clique na partida para ver a altimetria da etapa

↑ Voltar


1ª Etapa- 5 de Agosto | Vila Franca de Xira >>> Setúbal - 203 km

A primeira etapa é logo das mais longas. Ainda que a tirada seja maioritariamente plana, a Serra da Arrábida promete fracturar o pelotão e efectuar a primeira “triagem” da Volta.

↑ Voltar

Clique na partida para ver a altimetria da etapa

2ª Etapa- 6 de Agosto | Reguengos de Monsaraz >>> Castelo Branco - 214,7 km


A etapa mais longa devolve a maior prova do ciclismo nacional ao Alentejo profundo. Um percurso árduo e acidentado, em que as altas temperaturas serão o maior inimigo dos corredores, especialmente na travessia da Serra de Rodão.

O “sprint” final, em Castelo Branco, é garantia de espectáculo.

↑ Voltar

Clique na partida para ver a altimetria da etapa

3ª Etapa- 7 de Agosto | Figueira de Castelo Rodrigo >>> Bragança - 162,7 km

Poucas etapas serão mais duras do que a terceira.

Do Douro a Trás-Os-Montes, as dificuldades farão sentir-se logo no primeiro terço, com a passagem em Vila Nova de Foz Côa e Torre de Moncorvo. Contudo, a grande “ameaça” para os ciclistas é mesmo o terreno brigantino, com o Castelo Medieval de Bragança elevado na paisagem.

Pode ficar aqui definido o grupo de favoritos à vitória final. No ano passado, Rui Vinhas “agarrou” a camisola nesta etapa e não mais a largou.

↑ Voltar

Clique na partida para ver a altimetria da etapa

4ª Etapa- 8 de Agosto | Macedo de Cavaleiros >>> Mondim de Basto (Srª da Graça) - 152,7 km


Chega a Senhora da Graça, etapa mítica da Volta a Portugal, introduzida há quase 40 anos, em 1978. É expectável ver, nesta primeira etapa de verdadeira montanha, o primeiro grande confronto de favoritos. Apesar da extensão relativamente curta, promete ser dura, muito dura. Reza a História que nenhum aspirante à “amarela” sobrevive a uma má prestação na Senhora da Graça.

↑ Voltar

Clique na partida para ver a altimetria da etapa

5ª- Etapa - 9 de Agosto | Boticas >>> Viana do Castelo - 179,6 km


A etapa dos valentes e das fugas. O Gerês torna-a mais dura, juntamente com a subida no Santuário de Santa Luzia. A fadiga não ajudará os ciclistas, pelo que, apesar dos ataques que se prevêem, a vitória deverá ser discutida entre os principais candidatos.

↑ Voltar

Clique na partida para ver a altimetria da etapa

6ª- Etapa- 10 de Agosto | Braga >>> Fafe - 182,7 km


Antes do dia de descanso, a novidade de 2016: o troço de terra do Rali de Portugal. O Salto da Pedra Sentada, proporcionará de novo grande espectáculo.

Além do velocipedismo sobre solo pouco usual, a etapa conta com a difícil passagem no Monte do Viso, um Prémio de Montanha de 1.ª categoria, a cerca de 50 quilómetros da meta. Uma etapa de grande exigência física e anímica, com altos e baixos desenhados para testar os melhores ciclistas da Volta.

Clique na partida para ver a altimetria da etapa

↑ Voltar


7ª- Etapa- 12 de Agosto | Lousada >>> Santo Tirso (Santuário N. Sra. Assunção) - 161,9 km


Percurso sinuoso, com uma segunda metade ardilosa. No Monte Córdova, os ciclistas terão de superar um Prémio de Montanha de 2.ª categoria, tarefa dificultada pelo dia de descanso, a que nem sempre o corpo dos ciclistas reage da melhor forma.

Clique na partida para ver a altimetria da etapa

↑ Voltar


8ª Etapa- 13 de Agosto | Gondomar >>> Oliveira de Azeméis - 159,8 km

Da Cidade Europeia do Desporto 2017 a Oliveira de Azeméis, palmilham-se menos quilómetros que o habitual. Desengane-se quem pense que a etapa será fácil, contudo, já que as contagens de Montanha são muitas e para se ter sucesso na íngreme chegada à meta não basta ser “sprinter”.

Clique na partida para ver a altimetria da etapa

↑ Voltar


9ª Etapa- 14 de Agosto | Lousã >>> Guarda - 184,1 km


Última etapa em linha e derradeira oportunidade para atacar a liderança coincide com a etapa-rainha.

Da Lousã, partem 185 quilómetros que, embora não cheguem ao Alto da Torre, passam por lá e promete fraccionar o pelotão. Nessa subida a Seia, com o único Prémio de Montanha de categoria Especial, poderá assistir-se ao que promete ser o maior espectáculo da Volta. Uma etapa talhada para os montanhistas, como o público mais gosta, que pedirá aos favoritos que mostrem a sua valia na chegada à Guarda, a cidade mais alta de Portugal.

Clique na partida para ver a altimetria da etapa

↑ Voltar


10ª Etapa - 15 de Agosto | CRI - Viseu >>> Viseu - 20,1 km

O contra-relógio de Viseu, com 20,1 quilómetros, vai definir as contas finais. Os grandes contra-relogistas terão, aqui, oportunidade de arrecadar prémio tardio. Já os menos capacitados na especialidade terão de se empenhar para não perderem terreno na discussão pela vitória final. Viseu será, decerto, o cenário perfeito para a coroação do grande vencedor da Volta a Portugal.


Clique na partida para ver a altimetria da etapa

↑ Voltar


Detectou algum erro nos mapas?

Comente ou contacte-nos através do e-mail online@rr.pt para sugerir uma correcção



Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • santos
    02 ago, 2018 fr 18:45
    Boa tarde,obrigado a rtp pelas lindas imagens, do céu, tudo muito bonito bela corrida, todo o portugal bem limpinho na etapa de hoje, muito calor, um pouco triste os corredores mereciam mais apoio pelas estradas onde passaram, muito pouca gente a vêr o que é de lamentar! tudo o resto muito bem! mas eles mereciam que os portugueses os fossem apoiar pelas estradas de Portugal, quando queremos arranjamos sempre tempo para ir ver uma etapa! a TV pode aproveitar a rtp para promover mais o país por onde passam com mais explicaçoes das terras para proximas visitas ao país! OK. obrigados comentarios positivos.
  • José Pereira
    13 ago, 2017 Ermesinde -Valongo 16:53
    Boa Tarde Sr.Joaquim Gomes Não preciso de me identificar muito, perante o sr. basta ler o meu endereço de mail, obrigado pelo exito que ofereceu ao meu clube.Vamos à Volta, leio e ouço muitas criticas sobre o facto da volta não ir ao Sul do país, o sr é o culpado porque escondem as verdadeiras razões porque não a volta ao sul! Porque escondemos motivos? Têm medo de falar a verdade aos Portugueses? As verdades são essencialmente duas, na primeira o sr. não pode fazer nada, somos um pequeno país velocipédico que pela lei da UCI não tem direito a uma volta maior, em tempo e em qualidade, a segunda já é da nossa responsabilidade, falta de investimento na volta por parte dos empresários da zona sul, é que o povo que protesta não sabe que é preciso investir para levar todo este circo que é a volta, os autarcas têm mais em que investir e a volta não lhe dá retorno como dão por exemplo os tapa buracos nas ruas,por exemplo nesta altura, estamos próximo de.Outubro. Sr.Joaquim Gomes explique com mais pormenor e conhecimento, Agora organização, é assim tão difícil publicar mapas na internete com os trajetos corretos das estradas que os ciclistas vão percorrer? Indicando o nome das localidades e não fazendo um um traço a negro que não diz nada, a não ser que queira significar luto. Eu sigo todas as4 voltas latinas que se disputam na Europa e em qualquer delas, eu sinto-me muito mais bem informado do que na nossa. A bem da melhoria da volta. OBRIGADO
  • jose ramos
    08 ago, 2017 barreiro 12:41
    esta e a volta que leva a festa ao interior mais profundo . parabens sr joaquim gomes pelo premio oferecido aos portugueses mais distantes do litoral-
  • José Maria da Silva
    04 ago, 2017 TROFA 14:09
    Numa primeira análise parecem os mapas estarem bem elaborados, uma inovação que se saúda; quem organiza, fazerem a etapa com terminus no monte de farinha,Mondim de Basto, a uma terça feira, parece-me uma ideia pouco feliz ou mesmo infeliz. Será para acabar com o tradicional? A quem organiza, suprimir o roteiro à zona sul do país, pode ser entendido como mau demais.
  • eu
    04 ago, 2017 Odivelas 09:25
    querem ver que Portugal e só ate Setúbal o resto deve ser Marrocos
  • HUMBERTO CHALRINHO
    03 ago, 2017 ALBUFEIRA 19:51
    Será que o Sul do País (se é que ainda há País!!!) não pertence a Portugal? Porque não lhe chamam "Volta Norte/Centro"? Assim estaria mais correcto!!!!!

Destaques V+