Tempo
|

Os novos governantes em oito cartões de bolso

Os novos governantes em oito cartões de bolso

Tempo
|

14 jul, 2017 - 19:39 • Rui Barros com Lusa

Os oito novos secretários de Estado tomaram posse esta sexta-feira. Conheça os nomes e os rostos dos novos secretários de Estado.

A+ / A-

Ana Paula Zacarias - Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus

Com carreira diplomática e a experiência ao serviço de vários organismos públicos levaram António Costa a escolher Ana Paula Zacarias como secretária de Estado dos Assuntos Europeus. A actual embaixadora da União Europeia na Colômbia substitui Margarida Marques.


[+ Leia o perfil completo de Ana Paula Zacarias ]


Eurico Brilhante Dias - Secretaria de Estado da Internacionalização

Porta-voz do PS durante a liderança de António José Seguro, vai para o lugar até agora ocupado por Jorge Costa Oliveira, um dos três governantes que se demitiram na sequência do caso das viagens pagas pela Galp ao Euro2016.

Professor universitário, foi membro do Conselho de Administração da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) entre 2010 e 2011, e da AICEP Global Parque, SA entre 2007 e 2010. É um conhecido adepto do Sporting Clube de Portugal.


[+ Leia o perfil completo de Eurico Brilhante Dias ]


Tiago Antunes - Presidência do Conselho de Ministros

Jurista doutorado na Universidade de Lisboa, é já um rosto conhecido dentro do Partido Socialista, ocupando actualmente o cargo de chefe de gabinete do eurodeputado do PS Pedro Silva Pereira.

Especialista em Direito Constitucional, Administrativo, Contencioso Administrativo, Ambiente e Energia, trabalhou para a sociedade de advogados PLMJ entre 2001 e 2005


[+ Leia o perfil completo de Tiago Antunes ]


António Mendonça Mendes - Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

O novo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais não tem passado conhecido na área da fiscalidade. Foi director da REFER – Rede Ferroviária Nacional, e actualmente exerce advocacia como sócio da André, Miranda e Associado.

Presidente da Federação Distrital de Setúbal desde Março de 2016, foi cabeça de lista dos socialistas em Setúbal nas últimas legislativas. É irmão da secretária-geral-adjunta do partido, Ana Catarina Mendes.


[+ Leia o perfil completo de António Mendonça Mendes ]


Ana Teresa Lehmann - Secretário de Estado da Indústria

Actual directora da InvestPorto, ocupou vários cargos públicos: foi vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) entre 2008 e 2012, presidiu à Autoridade de Gestão do Programa Operacional de Cooperação Territorial Espaço Atlântico de 2009 a 2012 e foi pró-reitora da Universidade do Porto entre 2006 e 2008, tendo responsabilidades nas áreas do planeamento estratégico, das relações e participações empresariais.

Com doutoramento em Economia na Universidade de Reading, no Reino Unido, passou por várias universidades, já como professora, tanto nos Estados Unidos da América como na Europa, incluindo a Columbia University de Nova Iorque, as Universidades de Glasgow, de Strathclyde, de Reading de Uppsala, entre outras.


[+ Leia o perfil completo de Ana Teresa Lehmann ]


Miguel Freitas - Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural

Nascido em Moçâmedes, Angola, em 1960, Miguel João Pisoeiro Freitas é licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Évora (1990) e tem um mestrado na área das frutas e legumes, certificado pela École National Supérieure Agronomique de Montpellier, em França (1994), sendo desde 1991 professor na Universidade do Algarve.

Entre 1996 e 1998, foi director regional de Agricultura do Algarve, nos dois anos seguintes foi director-geral do Desenvolvimento Rural e presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento da Iniciativa Comunitária LEADER II, tendo depois, entre 2000 e 2003, sido vice-presidente da Comissão de Coordenação da Região do Algarve.

Desde 2016 que exercia funções de secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Algarve.


[+ Leia o perfil completo de Miguel Freitas ]


Ana Pinho - Secretário de Estado da Habitação

Licenciada em Arquitectura, doutorada em planeamento urbanístico, Ana Pinho, de 43 anos, foi consultora da Câmara de Lisboa, passou pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil entre 2001 e 2012, e até agora trabalhava no escritório de Augusto Mateus e Associados.

Tem a seu cargo a nova secretaria de Estado criada por António Costa para a criação de políticas públicas dirigida agora às classes médias e em especial às novas gerações no que toca à habitação.


[+ Leia o perfil completo de Ana Pinho ]


Maria de Fátima Fonseca - Secretária de Estado da Administração e Emprego Público

Mestre em Administração e Políticas Públicas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa, Maria de Fátima Fonseca herda o processo de integração dos precários no Estado, iniciado por Carolina Ferra.

Directora municipal de recursos humanos na Câmara de Lisboa desde 2011, foi a pessoa responsável pela integração de precários nos quadros deste município.


[+ Leia o perfil completo de Maria de Fátima Fonseca]



Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Oposicao atenta
    14 jul, 2017 Lisboa 20:59
    Alteracoes de estetica apenas, umas pinceladas que mudam a cor ligeiramente mas o tema do quadro e o mesmo. O timing e o adequado antes das eleicoes, agora e a geringonca gerir a imagem, e esperar que nao aconteca mais nenhuma borrada na pintura, senao o mestre entra em desespero, e foge para a toca.

Destaques V+