Tempo
|

Fotogaleria

Os “esquivos e míticos” lobos-ibéricos (e outros bichos) da Peneda-Gerês

Fotogaleria

Os “esquivos e míticos” lobos-ibéricos (e outros bichos) da Peneda-Gerês

Tempo
|

19 jan, 2017 - 18:27 • Fotos cedidas por João Cosme

O fotógrafo João Cosme, cujas imagens já foram publicadas em revistas como a "National Geographic", passou os últimos quatro anos à procura de fotografias únicas do lobo-ibérico no seu “habitat” natural: a serra da Peneda-Gerês. O livro “No Trilho do Lobo”, lançado em Dezembro, foi o resultado.

A+ / A-

"Quando iniciei este projecto, sabia das enormes dificuldades que iria encontrar com um dos mamíferos mais esquivos e míticos da nossa fauna. Apesar de ser um grande desafio, sempre acreditei que seria possível."

"Foi um processo de superação e de auto-exigência que, em alguns casos, se verificou muito duro. Uma das dificuldades era conseguir imagens com diversidade que representassem toda a beleza inequívoca deste predador."

"Durante quatro anos visitei algumas regiões do país para trabalhar fotograficamente esta espécie. Foi necessário fazer um estudo prévio das deslocações e dos trilhos que a alcateia fazia com regularidade. Passei inúmeras horas de espera em abrigos camuflados e, muitas vezes, o clima rigoroso dificultava todo o processo."

"O trabalho de um fotógrafo de natureza parece algo fácil quando vimos o resultado final, mas engana-se quem pensa assim. Na maior parte das saídas de campo o resultado é negativo. Neste meu projecto, mais de 95% das saídas de campo são um fracasso, sem qualquer imagem da espécie alvo."

"Passados estes anos, considero-me um privilegiado por ter conseguido dezenas de imagens de lobos, quer de crias como de adultos, todas em estado selvagem, em Portugal. Procurei abordar vários temas, sempre com o cuidado de ter imagens com algum impacto."

"Achei necessário fazer uma abordagem não só com o protagonista deste livro, mas também com o que o rodeia, desde as suas presas ao habitat e outros seres vivos que coabitam no mesmo ambiente. Espero dar continuidade a este projecto, com outro conceito, onde o lobo será, mais uma vez, uma espécie fundamental a retratar."

"As criaturas selvagens e os espaços naturais representam a esperança de um planeta mais equilibrado."

"Através das imagens deste livro, espero que consiga passar uma mensagem de respeito para com os outros seres vivos e que, assim, ajude a sua conservação. Este é e será sempre o meu objetivo como fotógrafo de natureza e vida selvagem."

O livro "No trilho do lobo" editado pela Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico (ACHLI) tem textos dos biólogos Francisco Álvares, Carlos Fonseca e Gonçalo Brotas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Infante
    09 abr, 2017 Sintra 19:49
    Propus-me a escrever um romance da triste vida destes animais, denunciando a falta de parques de abrigo para protecção do lobo ibérico. Também falta educar as gentes onde este animal vive para o respeitar e ao mesmo tempo ajudarem na recuperação junto das autoridades- Vamos salvar o lobo, porque ele só ataca quando tem fome ou sente que a sua alcateia está em perigo. Obrigado pelo seu belo trabalho sr.José Cosme
  • José Luz
    20 jan, 2017 Oeiras 14:03
    Sou (por "culpa" de La Fuente) um apaixonado pelos lobos -o animal- mas também enquanto sociedade organizada que são. Não sabia da publicação mas, agora que sei, vou procurar esse seu livro para meu (quase diria: sublime) prazer em ver o que captou com a sua câmara. Um obrigado e 1 abraço pah!
  • Jac
    20 jan, 2017 Porto 14:01
    Parabéns, bem hajam pessoas que se interessam pela natureza, 'grande' fotografo obrigado!.
  • Augusto Pereira
    20 jan, 2017 Porto 11:35
    O João Cosme é sem duvida um 'grande' fotografo da Natureza, mas deveria ter a humildade de agradecer ao Cibio todos os conhecimentos adquiridos para poder observar esta espécie na Natureza.

Destaques V+