Reportagem: “Eu” e Soares, uma história de LIBERDADE

10 jan, 2017 - 19:34 • João Carlos Malta (texto) e Catarina Santos (fotos)

O povo saiu à rua para se despedir de Mário Soares, o combatente antifascista e o pai da democracia. Ele que nunca foi consensual, parece ter conseguido, pelo menos na memória dos que assistiram ao funeral em Lisboa, unanimidade em relação ao maior legado que deixa: a liberdade. É o valor que se impõe a todos os outros.

A+ / A-

“Mário Soares trouxe-me a liberdade. Trouxe o saber, o poder discutir com as pessoas, o poder aprender. Até àquela altura [25 de Abril] comia, dormia, tinha de tomar conta dos filhos e não tinha perspectiva nenhuma. Não sabia o que era o mundo. Agora tenho uma visão do mundo e uma visão política. Sem o 25 de Abril continuava ignorante”.

Maria Luísa tem uma rosa e, quando recorda como Mário Soares lhe mudou a vida, há um qualquer comando automático entre as palavras, o pensamento e os olhos que lhe faz deslizar uma lágrima.

Aos 77 anos, reformada, bate palmas à passagem do cortejo fúnebre que naquele momento entra na rua que dá acesso ao cemitério dos Prazeres, na freguesia da Estrela, em Lisboa, e solta um desabafo: “Espero que nunca mais tenhamos de viver uma ditadura”.

Quando se pede às pessoas para identificarem a forma como o fundador do PS e homem-chave do 25 de Abril teve um impacto transformador nas suas vidas, há uma palavra que asfixia todas as outras, dada a grandiosidade que encerra: liberdade. Soares teve uma vida cheia, uma acção política vasta, quase nunca foi consensual, mas na memória dos que o amaram ficou como o homem que tirou a mordaça aos portugueses.

“Lembro-me quando era miúda na escola, não se podia falar. Eu andava a distribuir panfletos de um partido de esquerda e havia problemas. Tive familiares que estiveram presos como ele. Estou aqui para prestar a homenagem para que possamos estar aqui e viver em liberdade como vivemos”, enfatiza Maria Rodrigues, engenheira de 59 anos.

Maria espera junto à Assembleia da República que o corpo de Soares passe pelo local onde o ex-primeiro-ministro e ex-Presidente da República passou tantos momentos importantes e alguns de duro combate político de uma vida pública de mais de 60 anos.

São apenas algumas centenas que ali se juntam para ver o cortejo que vem do Mosteiro Jerónimos, mas mesmo assim os suficientes para não deixar uma jovem de 30 anos seguir a rotina diária. Queixa-se que não pode apanhar o eléctrico.

- “Ainda tenho de subir a calçada do Combro e não me pagam para subir isto tudo a pé.”

Não fica sem resposta. Uma outra mulher com mais de 50 anos, que segura duas bandeiras, uma de Portugal e outra do PS, vocifera:

- “Você não tem noção. Se tivesse vivido o que eu vivi dava valor.”

O choque de gerações termina com um anestesiante: “Isso depende da perspectiva”.

Mas há ali logo ao lado jovens que não olham para o tempo da mesma maneira. Até fizeram duas horas de caminho e 200 quilómetros para saudar Soares. Para estes estudantes, ele foi mesmo fixe.

“Somos jovens e temos a herança do que aconteceu. Mário Soares lutou bastante contra o regime opressor e depois conseguiu instituir a democracia no nosso país. E mais do que isso, temos a grande responsabilidade de manter o seu legado. Ele liderou pelo exemplo”, explica José Dias, de 25 anos, actual presidente da Associação Académica de Coimbra.

Do outro lado da estrada, sentada num muro para descansar as pernas que move com a ajuda de muletas, está Maria Luísa. Quis agradecer ao homem que cortou com uma "velha senhora" de quem não gostava.

“Derrubou a ditadura, não se podia falar no tempo do Salazar. Havia a PIDE, o que é que há de pior? Não se podia dizer nada, era o Governo de um só homem, não era o Governo do povo”, defendeu a arqueóloga reformada.

Mário Soares sempre cultivou uma proximidade com o povo. Nunca teve medo das pessoas. Sempre as quis perto dele. Tanto que nem as míticas bochechas escapavam. Não raras vezes eram apertadas pelas mulheres que encontrava em campanha. Uma informalidade recuperada por Álvaro do Bem, 59 anos, bancário.

“Para muitos era apenas o Mário, ou o ‘ti Mário’ para se perceber o grau de intimidade que havia no que diz respeito ao pensamento. Sou de uma geração que estava preocupada em ir para a guerra do Ultramar e que de um momento para o outro lhes aparece um futuro”, explica.

“Ele era um homem com um discurso de futuro. Nunca deixou de emitir opinião”, sustenta.

Por esta altura, já o desfile fúnebre circulava em direcção ao cemitério dos Prazeres, com passagem pela sede do PS, no Largo do Rato. Alguns milhares de pessoas assistiram na rua ao percurso até à chegada ao cemitério onde estão enterrados outras grandes figuras da cultura portuguesa, como Mário Cesariny, Ramalho Ortigão, Maria de Lourdes Pintassilgo, Natália Correia ou José Cardoso Pires.

É lá dentro que está Armando Soares, militante socialista à moda antiga com bandeira na mão e os ideais no coração. É da altura da fundação do partido e esteve em vários encontros de camaradas em que estavam Soares e Salgado Zenha. Há um traço da personalidade do ex-líder histórico que a memória sublinhou.

“O que mais recordo é a sua determinação. Quando tínhamos reuniões do partido ele tinha uma opinião e ele defendia até à última e nós acreditávamos que ele tinha razão”, recorda.

Ainda não eram 17h00, quando o caixão de Mário Soares entrou no jazigo e o povo que o adorou se despediu de uma das figuras mais marcantes do século XX em Portugal.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Guimarães
    11 jan, 2017 Lisboa 12:11
    É magistral a maneira como os portugueses foram enganados numa apoteose da traição .Portugal já não pertence aos portugueses pela sua dívida e tudo o que havia de melhor já está na mão dos americanos,russos e franceses .Portugal práticamente já não tem Bancos ,não tem Seguradoras ,não tem Justiça,não tem Educação e não tem Saúde! Os antigos países de expressão portuguesa têm governos fantoches e são saqueados por controle remoto. Petróleo ,Diamantes e Madeira do Maiombe tudo desaparece . Esta foi a razão do 25 de Abril e dos portugueses controlados para essa grande obra do saque .Mário Soares ligado a franceses e americanos que regressou a Portugal fazendo-se de coitadinho num comboio .Humberto Delgado o General Coca-cola a quem os americanos preparavam as manifestações contra Salazar . Sá Carneiro também dirigido por franceses e finalmente Cunhal pelos soviéticos .Os partidos portugueses não são portugueses são dirigidos e manipulados do exterior . Os portugueses apenas têm que votar para dar carácter legal à "demucracia".A mentira meus senhores . Portugal já não é Portugal . Dizia uma senhora com ar de coitadinha ,andávamos a distribuir panfletos de um partido de esquerda e tínhamos problemas . A ingenuidade dos portugueses não tem limites vão prestar homenagens sem saberem a verdade. Já estão como o outro :eu não quero saber quem morreu quero é chorar!Os cravos inventados pelos franceses e na Tunísia utilizaram os Jasmins na falsa Primavera dirigida pela Internet.
  • Alexandre
    11 jan, 2017 Lisboa 09:26
    A certa altura, quando o carro que levava o caixão de Mário Soares parou na Assembleia da República, uma senhora disse para a televisão que estava pouca gente a assistir ao cortejo. Qual a razão? Seria Mário Soares um homem amado por todo o povo português? Seria Mário Soares um homem incorruptível, próximo das pessoas? Muitos conheciam Mário Soares pela falta de coerência, pela desonestidade política, pela falta de credibilidade, ou quando simplesmente aparecia na televisão por querer protagonismo. Foi inacreditável o tempo de antena usado por Mário Soares na televisão, para promover as suas escolhas políticas e para dar uma imagem daquilo que nunca foi. Em 1982, num debate com Álvaro Cunhal, moderado por José Eduardo Moniz, Mário Soares apareceu sem papéis. Quis novamente improvisar à sua maneira. Sempre munido de papéis e de provas escritas, Álvaro Cunhal demonstrou, uma vez mais, a patética e balofa figura que Mário Soares era e foi na política. Por alguma razão obscura, a RTP decidiu esconder o debate de 1982.
  • Mario
    11 jan, 2017 Portugal 01:31
    Humberto Delgado para mim teve muito mais valor que Soares. E não esquecendo que se não fosse Sá Carneiro Portugal era outra Cuba.
  • António Carlos
    10 jan, 2017 SINTRA 23:10
    Se esta é a tua Liberdade eu pessoalmente preferiria mais 40 anos de FASCISMO
  • Pedro Castanheiro
    10 jan, 2017 Lisboa 22:06
    É escandaloso o desfasamento entre o elogio coletivo da cobertura mediática e a realidade vivida nos comentários e nas redes sociais. Nem na morte de Mobutu se viu tanta ausência de contraditório. Fica claro que a democracia em Portugal é ainda sobretudo uma ilusão.

Destaques V+