Tempo
|

Interactivo

Amatrice antes e depois. Uma cidade arrasada vista do ar

24 ago, 2016 - 13:27

Imagens mostram uma cidade arrasada pelo sismo desta quarta-feira. Amatrice era considerada uma das mais bonitas cidades históricas de Itália. Muito do património da cidade das 100 igrejas pode ter desaparecido.

A+ / A-

Amatrice foi eleita, em 2015, como uma das mais bonitas cidades históricas de Itália. Esta madrugada foi arrasada por um sismo de magnitude 6.2 que matou pelo menos 39 pessoas (a maioria nesta cidade e em Accumoli, Pescara del Tronto e Arquata del Tronto).

"Três quartos da cidade já não existem", disse o presidente da Câmara de Amatrici, Stefano Petrucci. As autoridades calculam que 2.500 pessoas ficaram desalojadas em toda a comunidade, que inclui ainda 17 aldeias.

Amatrice. Sismo arrasa cidade histórica
Imagens divulgadas pelos bombeiros mostram cenário de destruição em Amatrice

O relógio da Torre Civica, um dos símbolos de Amatrice, ficou parado à hora do sismo: 3h36 da manhã. É das poucas edificações que se mantêm de pé na cidade.


Veja a cidade em 360º no site do Turismo de Amatrice



Um parque natural e a cidade das 100 igrejas

Amatrice é um dos pontos de entrada do Parque Nacional de San Grasso e Monti della Laga (tem mais de 2 mil quilómetros quadrados e abrange cinco províncias). Um dos destaques turísticos da cidade eram as suas 100 igrejas.

O hospital de Amatrice está também entre os edifícios que foram severamente danificados. Os pacientes tiveram de ser levados para as ruas. E a destruição é geral.

"O objectivo agora é salvar tantas vidas quanto possível. Há vozes debaixo dos escombros, temos de salvar essas pessoas", disse o presidente da câmara aos jornalistas.



Epicentro pouco profundo, mais estragos

O Serviço Geológico dos Estados Unidos mediu um sismo de magnitude 6.2 com epicentro próximo da cidade de Norcia, na região de Umbria, enquanto o italiano Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia registou 6.0 e põe o epicentro mais a sul, próximo das cidades de Accumoli e Amatrice.

Os estragos serão maiores porque o epicentro foi relativamente pouco profundo, a apenas quatro quilómetros abaixo da superfície.

Foram registadas 60 réplicas nas quatro horas seguintes ao sismo inicial, a mais forte com magnitude de 5.5.

Itália está sobre duas falhas geológicas e é um dos países sismicamente mais activos da Europa.

O último grande terramoto a atingir o país foi em 2009, na cidade de L'Aquila. Morreram mais de 300 pessoas.

Sobrevivente em Amatrice descreve centro da cidade transformado em escombros
Sobrevivente em Amatrice descreve centro da cidade transformado em escombros
Sismo em Itália. Há dezenas de mortos e inúmeras pessoas debaixo dos escombros
Sismo em Itália. Há dezenas de mortos e inúmeras pessoas debaixo dos escombros
Papa “profundamente triste” cancela catequese para falar às vítimas do sismo
Papa “profundamente triste” cancela catequese para falar às vítimas do sismo
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • angela luis
    24 ago, 2016 Lisboa 23:56
    Sr João diz no seu comentário "o sr. Deus já estava na cama a dormir. Distraiu-se", não Sr. João Deus nem se distraiu, nem estava a dormir, os Homens é que lhe disseram "retira-Te da minha vida, eu sou Deus..., não necessito de mais nenhum Deus e como Deus não viola a liberdade que lhe concedeu, colocou-se de lado.
  • Otário cá da quinta
    24 ago, 2016 Coimbra 23:06
    Meu caro JOÃO COMENTADOR, o que seria este Planeta sem RELIGIÕES que ensinem a praticar o bem e a fazer temer pela "VIDA ( ?) " ETERNA, o que seria ? Como já tenho dito, não "quero" saber de religiões para nada, mas jamais me atreverei a INSULTAR, a BLASFEMAR como o senhor FAZ. AINDA DE BEM QUE É MISTÉRIO e é com este MISTÉRIO, que em parte a HUMANIDADE se vai mantendo um pouco mais HUMANA. Se assim não fosse ! ! ! Será que o CRIADOR dorme? O Mundo para? Já assisti aos últimos momentos de vida de algumas pessoas idosas, ainda "lúcidas" e tive o cuidado de as ouvir a pedir perdão por tudo e mais alguma coisa, PORQUÊ ? TALVEZ PELA DÚVIDA ? Olhe, eu não vou a lado nenhum com as religiões, mas RESPEITO TREMENDAMENTE A NATUREZA, ou o DEUS, como você diz e que ESTAVA A DORMIR. Diga-me uma coisa: Conhece aquela história "infantil " do OVO e da GALINHA ? EU SOU DE UMA MENTALIDADE MUITO INFANTIL ( ! ), mas não sou capaz de insultar a NATUREZA (O CRIADOR). Quando você for para a cama dormir, tire 15 minutos todos os dias para meditar sobre o Universo e veja onde consegue chegar, e verá, que começa a ver a vida, o mundo de uma outra maneira e a colocar perguntas a si mesmo! TENTE, que é fácil.
  • Otário cá da quinta
    24 ago, 2016 Coimbra 19:41
    Meu caro sr. Mário: Gosto do seu comentário e se me permite quero fazer um pequeno reparo. Diz: _ É OBRA DA MÃE NATUREZA E NÃO OBRA DE DEUS. DEUS, julgo eu, é uma entidade abstrata que não é macho ou fêmea. NATUREZA, também não tem macho ou fêmea. São entidades, quanto a mim, em que a primeira representa o CRIADOR de todo o Universo, a segunda, representa a obra feita pela primeira , o DEUS -O CRIADOR. Sendo a NATUREZA obra feita por DEUS, levo a concluir que tudo o que acontece na NATUREZA, é pela mão do CRIADOR, O DEUS. Creio que sou ATEU, mas acredito na mão do CRIADOR - O DEUS e embora , EU, COM UM CERTO GRAU DE INFANTILIDADE, custa-me a creditar, que tal como um relógio feito por um relojoeiro, onde tudo é tão matemático, que o UNIVERSO, com tantos ASTROS, tanta coisa, tudo rolando com precisão, NÃO TENHA TAMBÉM UM RELOJOEIRO . Diz e bem, que isto é uma filosofia um tanto infantil, mas ainda não tive ninguém, mas ninguém, que me dê um esclarecimento viável e que me faça ter pensamentos de ADULTO, sobre esta questão.
  • João Comentador
    24 ago, 2016 Lisboa 18:48
    Vejo muitos comentários a pedir que as pessoas rezem, que "Deus esteja connosco". Neste episódio, como já eram 3h30, o sr. Deus já estava na cama a dormir. Distraiu-se.
  • Mario
    24 ago, 2016 Portugal 17:19
    Sempre ouve sismos e actividades vulcânicas neste planeta nada disto é novo e sempre haverá movimentos de placas que causam tudo isto. Este planeta está vivo para além de a criar. Hoje há mais informação por isso sabemos destes factos. Existem vários super vulcões que caso entrem em erupção causarão mais dado que este tremor de terra. Note-se que Portugal também está sujeito a isso assim como Açores. Em muitos locais neste planeta há vulcões mesmo nas profundezas de oceanos causando tsunamis como já ouve e todos sabemos disso.Para além de podermos levar com um Meteorito como já aconteceu também. Não se respeita a natureza nos dias de hoje nem se vive em harmonia com ela depois pagamos a factura mais tarde ou mais cedo, tudo uma questão de tempo, e o mais grave é que nada se pode fazer nem com os conhecimentos científicos e temos não travamos um terramoto nem impedimos uma erupção. Itália já passou por isso na idade média com o Vesúvio, e outros e pompeia desapareceu. O universo e seus planetas e estrelas é um Mistério muita coisa se sabe mas ainda há muitas mais coisas por descobrir. Na maior parte do que se sabe são teorias. Penso que isto é obra da mãe natureza e não obra de Deus. .
  • Otário cá da quinta
    24 ago, 2016 Coimbra 16:05
    Eu, considero-me um ATEU ( ? ). Mas se dizer que um ATEU não acredita em nada, não é verdade. Eu acredito em mim, de que sou capaz disto e daquilo e ( ! ) tenho a minha FÉ ( ! ), a minha FÉ em ALGO que poderá ser COISA INVISIVEL e que eu não tenho inteligência para saber descrever. _ A NATUREZA, a força da NATUREZA ( Chamem-lhe DEUS, ou outra coisa qualquer), é DONA E SENHORA DE TUDO, porque nós, nem donos somos da nossa vida, não somos donos de coisa nenhuma. Diz-se que as estrelas estão fixas e creio que isso é uma realidade, ( ! ) mas não encontrei em lado algum, escrito que me diga onde estão elas FIXAS . Perdoem-me a minha ignorância ( só tenho a 4ª. classe de Salazar). Também até hoje, ainda ninguém , que eu saiba, foi capaz de garantir que o UNIVERSO é infinito ou se tem por acaso um TETO, um fim. Na VERDADE é um MISTÉRIO. Considero-me um ATEU ! mas serei mesmo ? Pelo facto de não acreditar em RELIGIÕES, não digo que não creio em ALGO SOBRENATURAL, DONO DE TODO O UNIVERSO, onde, possivelmente todos os seres são para ELE simples BRINQUEDOS ( ! ) e comparando-O com uma criança, quando Lhe dá na real " gana ", destrói o seu brinquedo. O HOMEM abusa da NATUREZA e esquece-se que contra a força da Natureza (CRIADOR !) não há mãos que cheguem. Estas catástrofes deveriam servir para que o HOMEM se tornasse melhor, menos ambicioso. Por Natureza, o Homem é mau.
  • Lucinda Regalado
    24 ago, 2016 Vagos -Aveiro .Portugal 14:57
    São acontecimentos , onde ninguém se encontra preparado para enfrentar. vidas que se perdem , casas , e outros....nunca sabemos o dia e a hora que DEUS nos chama e por que meios....envio votos de muita coragem a todos os povos da Itália e votos de muita coragem , e força ao Santo Padre, Papa Francisco....Unida em oração pelas intenções de Sua Santidade Confiança no Senhor DEUS DE MISERICÓRDIA

Destaques V+